Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Lula defende que homens ajudem no ‘serviço da mulher’ na cozinha

    Segundo o petista, é um “prazer” para uma mãe “sair com o marido e com o filho e saber que ela não tem que lavar a louça

    Da CNN

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o homem deve “ir para a cozinha ajudar no serviço da mulher”. A declaração foi dada na noite de quinta-feira (1º) durante discurso a apoiadores em Belém, no Pará.

    Ao defender o respeito às mulheres, o petista associou a figura feminina ao trabalho doméstico.

    “A gente quer que a nossa mulher seja respeitada, a gente quer que o nosso companheiro homem, quando a sua companheira trabalha, ele tem a dignidade de ir para a cozinha ajudar no serviço da mulher, porque assim ele vai ser parceiro.”

    Durante o evento o petista ainda disse que é um “prazer” para as mulheres não ter que lavar a louça.

    “Vocês não sabem como é bom a gente ganhar um salário e no final de semana pegar a família da gente e levar no restaurante para comer. O prazer de uma mãe sair com o marido e com o filho e saber que ela não tem que lavar a louça. Que ela vai comer, vai pagar, vai levantar e vai voltar pra casa.”

    Essa é a segunda declaração polêmica de Lula sobre as mulheres em cerca de duas semanas. Em 20 de agosto, durante evento no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, o ex-presidente afirmou: “Quer bater em mulher? Vá bater noutro lugar, mas não dentro da sua casa ou no Brasil porque nós não podemos mais aceitar isso”. A declaração foi dada enquanto ele criticava a violência doméstica.

    Em comício na sexta-feira (2), Lula corrigiu a fala sobre o homem “ajudar no serviço da mulher”. O petista disse que “a mulher não é mais objeto de cama e mesa”.

    “É sujeito da política e da história. Está aprendendo a entrar no mercado de trabalho e está cada vez mais trabalhando fora. Mas o homem ainda não aprendeu a ir para a cozinha e é importante a gente aprender a repartir as tarefas de casa.”

    Em nota enviada à CNN, a assessoria de Lula disse que a fala foi retirada de contexto para “exploração de adversários eleitorais”.

    “A frase do ex-presidente foi no sentido claro que homens e mulheres devem dividir tarefas, porque a mulher está no mercado de trabalho mas a maioria dos homens não assumiu a mesma proporção das atividades em casa. Ele falou ‘trabalho da mulher’, não em ‘trabalho de mulher’. Interpretações fora de contexto acontecem por exploração de adversários eleitorais.”

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    *Publicado por Renan Porto

    Tópicos