Alta no PIB só surte efeito eleitoral com aumento de renda, diz especialista
Para Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, resultado positivo da economia brasileira pode dar um novo tom para a campanha de Bolsonaro
No quadro Arena CNN Eleições desta quinta-feira (1º), analistas e especialistas debateram o impacto do crescimento de 1,2% do PIB (Produto Interno Bruto) no segundo trimestre de 2022, em comparação com os três primeiros meses do ano, nas eleições de outubro.
Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, declarou que o resultado positivo da economia brasileira pode dar um novo tom para a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL). “O Bolsonaro, que até então só tinha como narrativa tentar atacar os seus adversários, começa a ter o que justificar para defender o seu governo”, analisa o especialista.
Para Meirelles, a alta do PIB pode ajudar Bolsonaro a angariar novos votos. “Bolsonaro precisa furar o teto de crescimento que ele tem, já que ele não consegue crescer além do voto espontâneo de primeiro turno para o voto que ele tem do segundo turno”, analisou.
Apesar do crescimento econômico, o presidente do Locomotiva frisou que é necessário que essa melhora se converta em aumento de renda para a população mais pobre para que Bolsonaro possa lucrar eleitoralmente com o feito.
“O crescimento da economia só faz algum sentido eleitoral se aumenta a quantidade de comida dentro do carrinho de supermercado da população. Se isso não acontece, a avaliação do governo pode até melhorar um pouco, mas não se reverte objetivamente em intenção de voto”, disse.
“Mesmo o emprego crescendo substancialmente, a renda só cresceu entre os funcionários públicos, militares e grandes empresários. Não aumentou a renda daquela camada mais pobre da população brasileira”, finalizou.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”1857015″ title_galeria=”Confira as fotos dos candidatos à Presidência que serão exibidas nas urnas”/]