Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    “Atividade econômica está indo muito bem”, diz Bolsonaro sobre PIB

    Em visita à Ceagesp, o presidente brasileiro também comentou a redução do preço da gasolina e repetiu acusações sobre o presidente do Chile

    Da CNN

    O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, à CNN, que a economia brasileira está “indo muito bem”, ao comentar o resultado do PIB do segundo trimestre divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira (1º). Segundo o instituto, a economia cresceu 1,2% no período.

    Durante visita à Ceagesp, Bolsonaro afirmou que os economistas têm constantemente revisado as estimativas para o crescimento brasileiro.

    “Mês a mês as projeções são feitas para cima. O que é PIB? É o somatório de bens e serviços que se faz no país. Se isso está aumentando, é sinal que a atividade econômica está indo muito bem. Não apenas o PIB para cima, a inflação está para baixo. O número de desempregados também tem caído no Brasil. Os informais praticamente voltaram a uma atividade semelhante ao pré-pandemia.”

    O presidente também comentou a redução do preço da gasolina, anunciada pela Petrobras nesta quinta. Bolsonaro disse que o preço do diesel também deve cair em breve, quando o combustível importado da Rússia começar a chegar ao país.

    “Acredito que daqui dois, 3 meses no máximo, começa a chegar o diesel mais barato no Brasil. Deixo claro, nós pagamos caro o diesel, apesar de sermos autossuficientes em petróleo, porque lá atrás um cara começou a fazer três refinarias, sumiu com 100 bilhões de reais e não fez nenhuma refinaria, então pagamos caro e fomos obrigados a importar parte do nosso diesel e parte da nossa gasolina.”

    Bolsonaro ainda falou sobre a reação do governo do Chile às suas declarações no debate da Band, realizado no último domingo (28). Na ocasião, o presidente brasileiro afirmou que Gabriel Boric, presidente do Chile, “colocava fogo em estações de metrô”.

    A fala foi considerada “gravíssima” pelo Ministério das Relações Exteriores chileno.

    Nesta quinta, Bolsonaro repetiu a declaração, acrescentando que a economia chilena está indo “ladeira abaixo”.

    Eu estou falando a verdade, né. O que o Brasil não pode entrar é no que eu chamo de “trenzinho”, é o da Venezuela, o país mais rico do mundo em petróleo e seu povo vivendo em uma situação de pobreza pior do que o Haiti. A Argentina também, na questão econômica, é ladeira abaixo. É pelas escolhas que o povo fez, o socialismo, o comunismo. Não deu certo em lugar nenhum do mundo. O Chile também, o povo optou por alguém que, até pouco tempo, simplesmente trabalhava, entre aspas, tocando foco em estação de metrô na capital do Chile. O Chile na Economia está ladeira abaixo.”

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    *Publicado por Renan Porto

    Tópicos