Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Eleições 2022: Parceria do TSE com Google prioriza informação de fontes oficiais

    Novas ações incluem também mais transparência nos anúncios políticos

    Júlia Carvalhoda CNN

    O acesso fácil a informações confiáveis é fundamental para o combate à desinformação. Pensando em ampliar sua contribuição nesse meio, o Google lançou, nesta quarta (31), novas ferramentas para que informações checadas cheguem mais rapidamente aos brasileiros, com foco nas eleições de 2022.

    Fruto de uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Google vai disponibilizar o novo recurso “Como Votar”, que coloca em destaque na busca o acesso direto a dados do site do TSE.

    Assim, respostas a dúvidas comuns no período eleitoral – como questões sobre o título de eleitor, horário de votação, voto em trânsito, por exemplo – estarão em um painel fixo no início da busca, com informações retiradas de plataformas do tribunal.

    De acordo com o Google, a colaboração com o TSE contou com um curso de capacitação, promovido pelo órgão federal para preparar a empresa para melhorar sua atuação no combate à desinformação nas eleições.

    As novas ações têm como principais objetivos a difusão de informação checada e de qualidade aos usuários, além de maior transparência com relação a dados e anúncios.

    Além das novas configurações disponíveis na busca comum, a companhia vai disponibilizar nas páginas iniciais do Google Play, loja de aplicativos do Google, uma coleção de aplicativos cívicos e de serviços que poderão ajudar os eleitores a se informar nesse período.

    Transparência nos anúncios políticos

    Outro lançamento divulgado pela plataforma foi a ampliação do Relatório de Transparência de Anúncios Políticos também para anúncios a nível estadual. Com isso, os anúncios eleitorais relacionados a candidatos aos cargos de governadores deputados estaduais, por exemplo, terão que passar pelo processo de verificação do Google. Essa política já é aplicada a anúncios relacionados às eleições federais desde novembro do ano passado.

    A nova política vai facilitar o acesso a dados referentes às propagandas, disponibilizando para o público em geral informações sobre a procedência dos anúncios, como número de visualizações, quem pegou pelo anúncio e quanto foi desembolsado, entre outros.

    Voto mais consciente

    Para ampliar o alcance da checagem de fatos, em especial relacionada às eleições, o Google vai contribuir com a campanha “Conheça Seu Voto”. Com apoio de parceiros como o Comprova, Educamídia e Instituo Alziras, a ação vai disponibilizar diversos vídeos sobre educação midiática, democracia e cidadania.

    No canal do Google Brasil no YouTube, o “Google para Eleitores” também foi desenvolvido para ampliar o alcance de informações de qualidade, ajudando os eleitores a pesquisa conteúdos de fontes confiáveis e a checar a veracidade das notícias.

    Tópicos