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    Escolas de voo usam aviões elétricos para treinar pilotos; entenda

    Velis Electro, o único avião elétrico do mundo totalmente certificado na UE e no Reino Unido, está decolando como uma opção mais ecológica para pilotos estagiários

    Pipistrel Velis Electro em voo: avião elétrico de dois lugares não produz emissões de dióxido de carbono e é mais silencioso do que as aeronaves convencionais
    Pipistrel Velis Electro em voo: avião elétrico de dois lugares não produz emissões de dióxido de carbono e é mais silencioso do que as aeronaves convencionais Divulgação/ Pipistrel

    Tom Pagedo CNN Business em Londres

    Não é fácil ser sustentável – principalmente se você está aprendendo a voar.

    As viagens aéreas demoraram a adotar a energia limpa, mas enquanto a próxima geração de aviadores espera que as companhias aéreas comerciais se afastem dos combustíveis fósseis, isso não significa que eles não possam treinar com menos emissões de carbono.

    O Velis Electro, o único avião elétrico do mundo totalmente certificado na UE e no Reino Unido, está decolando como uma opção mais ecológica para pilotos estagiários.

    Fabricado na Eslovênia pela Pipistrel, o Velis Electro é um avião leve de dois lugares projetado para escolas de voo.

    A aeronave monomotor pode voar até 12 mil pés e tem uma velocidade máxima de 98 nós (aproximadamento 181 km/h).

    Tem um tempo de voo de cerca de 50 minutos (mais reserva) por carga, com duas baterias que demoram até duas horas a recarregar completamente.

    Tine Tomažič, diretor de tecnologia da Pipistrel Slovenia, diz que, embora o Velis Electro ofereça uma série de vantagens em relação às aeronaves regulares, uma atração importante é que muitos dos fundamentos permanecem os mesmos.

    “Você pode literalmente levar este avião para casa e usá-lo desde o primeiro dia para o que você estava usando outros aviões não elétricos antes”, disse ele à CNN Business.

    Além de não produzir emissões de carbono no ar, o avião é silencioso – cerca de 60 decibéis, diz Pipistrel, o que equivale a uma conversa normal.

    Tomažič diz que, como resultado, ele pode voar em aeródromos muito menores – que geralmente estão mais próximos de áreas construídas e mais próximos de pilotos em potencial – sem incomodar os moradores próximos.

    O Pipistrel Velis Electro pode voar a uma altura de 12.000 pés / Divulgação/ Pipistrel

    Comprando para um futuro mais verde

    Desde que foi lançado em 2020, a Pipistrel diz que vendeu cerca de 100 aviões elétricos, ao preço de 175 mil euros (US$ 175,5 mil).

    Com o aumento dos preços da gasolina e o aumento do escrutínio da pegada de carbono das viagens aéreas, há um interesse crescente no segmento.

    A Green Flight Academy, no norte da Suécia, tem três Velis Electros como parte de seus programas de treinamento de licença de piloto privado e comercial, que usam aviões movidos a energia sustentável sempre que possível.

    Cerca de 30% das horas de voo necessárias para uma licença de piloto comercial ocorrem na aeronave elétrica, disse Johan Norberg, chefe de treinamento de voo da academia, à CNN.

    Há “uma enorme diferença” no custo operacional de energia, diz ele, estimando que um voo de 40 minutos no Velis Electro use de US$ 2 a US$ 3 de eletricidade renovável, em comparação com cerca de US$ 45 de gasolina de aviação para as mesmas aeronaves de treinamento tradicionais com um monomotor, como um Cessna 172, usando um motor Lycoming O-360.

    Pipistrel diz que as baterias precisam ser substituídas após cerca de 2.000 horas de voo (um indicador nas baterias diz exatamente quando) e o preço de um novo par é de aproximadamente US$ 20 mil.

    Mesmo com o custo de substituição das baterias, Norberg estima que a aeronave elétrica seja mais barata de operar do que a equivalente a diesel da academia, embora acrescente que “os custos operacionais de longo prazo ainda precisam ser verificados”.

    Uma indústria potencial de US$ 40 bilhões

    O treinamento para uma licença de piloto privado custa 14,5 mil euros (US$ 14.500) na Green Flight Academy, quase o mesmo que nas escolas de voo que usam aeronaves convencionais.

    “Quando pudermos fazer uma parte maior do treinamento em aviões elétricos, haverá um corte significativo de custos em todo o programa de treinamento”, explica Norberg.

    Além de voos mais curtos, a qualificação para uma licença privada exige que os pilotos realizem voos de duas horas, diz Norberg, que atualmente não está possivelmente no Velis Electro.

    Mas desenvolver a próxima geração de aeronaves elétricas com tempos de voo mais longos pode significar que, em alguns anos, os pilotos poderão treinar totalmente sem queimar combustível fóssil.

    A Pipistrel foi adquirida este ano pelo conglomerado americano Textron (proprietário das marcas Cessna e Lycoming), e agora faz parte da Textron eAviation.

    O mercado global de aeronaves elétricas deve quadruplicar até 2030, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Precedence Research – que estima que o valor possa chegar a quase US$ 40 bilhões até o final da década.

    O Velis Electro está atualmente aguardando aprovação para uso comercial nos EUA pela Administração Federal de Aviação, mas já está sendo pilotado de forma privada.

    Enquanto os pilotos estagiários estão agora tendo a oportunidade de voar verde, as aeronaves grandes ainda precisam ser desmamadas dos combustíveis fósseis, e os voos de carga e de longa distância com zero carbono estão longe.

    Mas Tomažič espera que nem sempre seja o caso.

    “O que a Velis Electro já está fazendo hoje é treinar a geração de pilotos que vão pilotar esses grandes produtos de aviação verde do futuro”, diz ele.

    “Não apenas representa uma mudança na tecnologia aplicada ao treinamento, mas definitivamente está mudando a mentalidade de futuros pilotos que inevitavelmente desejarão voar em aviões mais limpos e eletrificados como parte de suas carreiras de piloto”.