Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia acusa Ucrânia de novo bombardeio na usina nuclear de Zaporizhzhia

    Oficiais informaram que dois projéteis explodiram perto de um prédio de armazenamento de combustíveis

    Reuters

    Autoridades russas instaladas na cidade ucraniana de Enerhodar acusaram tropas ucranianas, nesta terça-feira (30), de bombardear mais uma vez o território da usina nuclear de Zaporizhzhia, segundo informou a agência de notícias russa TASS.

    Os oficiais afirmaram que dois projéteis explodiram perto de um prédio de armazenamento de combustíveis usado na usina.

    A Ucrânia e a Rússia se acusaram repetidamente de atacar a maior usina nuclear da Europa, que deve ser visitada esta semana por uma missão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

    Capturada por tropas russas em março, mas administrada por funcionários ucranianos, Zaporizhzhia tem sido um ponto crítico em um conflito que se transformou em uma guerra de atrito travada principalmente no leste e no sul da Ucrânia, seis meses depois que a Rússia lançou sua invasão.

    “Precisamos proteger a segurança da maior instalação nuclear da Ucrânia e da Europa”, disse Rafael Grossi, diretor-geral da AIEA.

    De acordo com a agência, a missão avaliará danos físicos, condições em que os funcionários estão trabalhando no local e “determinará a funcionalidade dos sistemas de segurança e proteção”. Também “realizará atividades urgentes de salvaguardas”, uma referência ao rastreamento de material nuclear.

    Tópicos