Lula participa de evento no Rio; Bolsonaro fala a empresários em São Paulo
Petista discursou ao lado de Marcelo Freixo (PSB), e presidente deu entrevista à TV; Ciro e Tebet também falaram à imprensa
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compareceu a ato de campanha no Rio de Janeiro na manhã desta sexta-feira (26). O presidente Jair Bolsonaro (PL) encontrou empresários em São Paulo e foi entrevistado. Os outros dois candidatos mais bem posicionados no agregador de pesquisas CNN/Locomotiva, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), também concederam entrevistas.
Em seu compromisso, Lula voltou a criticar aqueles que transformam “religião em partido político” e pediu diálogo com evangélicos.
“É preciso que a gente desmistifique essa crítica que pessoas de má-fé, mentirosas, tentando transformar a religião em partido político, andam falando pelo Rio de Janeiro. Então, tenho todo interesse de vir e fazer um grande debate com evangélicos, e discutir não religião, mas o Brasil”, disse o petista.
Bolsonaro compareceu à inauguração de um auditório da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) durante a manhã. À tarde, foi à sabatina da Jovem Pan, onde reiterou críticas ao mecanismo de reeleição. Ele disse que disputará a Presidência novamente pois não vê “ninguém com seu perfil” para o cargo.
“O que eu vejo, no momento, o quadro — não tô falando que sou melhor que ninguém; quem julga é o povo, são vocês aí —, não tem ninguém parecido com o meu perfil para continuar na Presidência. E eu resolvi disputar a reeleição por aí. Mas a reeleição tem um desgaste grande para os cofres públicos, que sempre busca uma maneira ou outra de se perpetuar no poder, é comuníssimo acontecer”, disse.
O candidato do PDT foi à sabatina organizada pelos jornais O Globo, Valor Econômico e rádio CBN. Na entrevista, Ciro disse garantiu que irá “pedir o fim da reeleição para todo o Brasil”, caso eleito.
“Se eu for eleito, vou entregar o que prometi e não vou ser reeleito. Vou pedir o fim da reeleição pra mim e para todo o Brasil — respeitada só a reeleição de quem for reeleito aí [em 2022]. Mas a minha já será trocada pela reforma do país. E, como eu não vou ter outra disputa, estarei dando o meu definitivo tempo da política”, disse o pedetista.
A emedebista, por sua vez, foi a sabatina da Jovem Pan. Tebet afirmou que o Brasil passa por uma “desarmonia entre os Poderes”, mas reforçou a estabilidade das instituições.
“Nós temos um judiciário forte, ainda que com equívocos, ninguém diz que não há. Nós temos um Congresso Nacional vigilante e atuante, e a população não quer saber de ditadura”, afirmou.
Lula não terá outros compromissos públicos nesta sexta-feira. Bolsonaro concede entrevista no final da tarde e visita evento em Barretos (SP) à noite.
Ciro Gomes tem agenda em Juiz de Fora (MG), durante a tarde. Já Simone Tebet é sabatinada no Jornal Nacional, da TV Globo, à noite.
Outros candidatos à Presidência cumprem agenda nesta sexta-feira. Vera Lúcia (PSTU) concede entrevista no período da noite, em São Paulo.
Pablo Marçal (Pros) foi entrevistado pela manhã e grava material de campanha à tarde — ambas as agendas em São Paulo.
Sofia Manzano (PCB) está no Paraná. Pela manhã, deu entrevista; à tarde visita sede do MST; à noite, universidade.
Leonardo Péricles (UP) tem compromissos em todos os períodos do dia no Rio de Janeiro. Pela manhã concedeu entrevistas; durante a tarde e à noite, vai à comunidade e lançamento de candidatura proporcional, respectivamente.
Os candidatos Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe d’Ávila (Novo) e Roberto Jefferson (PTB) não têm compromissos públicos nesta sexta-feira.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.