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    Eleições 2022

    Na TV, Haddad exibe Alckmin e foca em propostas; Tarcísio e Rodrigo destacam biografias

    Estreia do horário eleitoral em 2022 ocorreu nesta sexta, com a propaganda de candidatos a governos estaduais, Senado e Assembleias Legislativas

    Carolina Cerqueirada CNN

    Na estreia do horário eleitoral de 2022 na televisão, o candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT) optou por apresentar propostas, enquanto Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB) focaram em suas biografias.

    Haddad afirmou que não ocuparia tempo de propaganda “mostrando álbum de família” e prometeu, caso eleito, aumentar o salário mínimo paulista para R$1.580, repondo integralmente as perdas da inflação, implantar uma ação de combate à desigualdade e à fome e adotar um programa para gerar emprego e renda.

    O candidato à Presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva apareceu na propaganda, afirmando que “enquanto os outros representam parte do problema, Haddad é parte da solução” e destacando seus feitos como ministro da Educação. Como a CNN antecipou, o candidato a vice de Lula, Geraldo Alckmin (PSB), também apareceu, classificando Haddad como “administrador experiente” e “único candidato preparado para o grande desafio de governar São Paulo”.

    O candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que São Paulo “anda devagar” e se apresentou como solução, dizendo não ser teórico e nem político. “Mão na massa!”, anunciou. Ele destacou sua experiência na área de infraestrutura, relembrando seu trabalho nos governos dos presidentes Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).

    O atual presidente, por sua vez, apareceu na propaganda ao lado de Tarcísio. “Meus amigos paulistas, podem confiar. Um dos melhores ministros da Infraestrutura que já tivemos no Brasil”, disse Bolsonaro. A propaganda ainda contou com um jingle parodiando a música “Me Leva”, do cantor Latino, que é apoiador do presidente.

     

    No horário do atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), seu antecessor João Doria (PSDB) não apareceu. Rodrigo afirmou que respeita quem é de direita e quem é de esquerda e disse não ter entrado na política para mudar a ideologia da população. “Eu nunca vi ideologia matar fome de ninguém, criar leito de hospital ou fazer estradas, mas eu estou vendo a ideologia atrapalhar a vida de muita gente”, declarou.

    Garcia se apresentou como “novo, mas não novato” e ressaltou seus conhecimentos em “obra, investimento e gestão”. Com foco em sua biografia, mostrando esposa, filhos e sua rotina como governante, pediu para que os eleitores pesquisassem seu nome na internet para conhecerem mais sobre suas propostas.

    Nem Elvis Cezar (PDT) e nem Vinicius Poit (Novo) citaram os presidenciáveis de seus partidos, Ciro Gomes (PDT) e Felipe d’Ávila (Novo). Cezar dedicou sua aparição no horário eleitoral às mulheres, citando o Dia da Igualdade Feminina e Poit afirmou ser o único candidato que não utiliza dinheiro público para fazer campanha.

    A abordagem dos candidatos foi semelhante à propaganda que foi ao ar no rádio, pela manhã, na estreia do horário eleitoral em 2022.

    Rodrigo Garcia ficou com o maior tempo de propaganda, com 4 minutos e 17 segundos. Em seguida, estão Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad, respectivamente, com 2 minutos e 19 segundos e 2 minutos e 18 segundos. Elvis Cezar tem 43 segundos, e Vinicius Poit, 22.

    Os partidos Agir, DC, PCB, PCO, PMB, PMN, PRTB, PSTU e UP não apareceram na propaganda gratuita por causa da aplicação da cláusula de barreira, em função dos seus desempenhos nas Eleições 2018.

    Saiba mais sobre horário eleitoral

    O programa eleitoral de TV de 2022 tem duração de 25 minutos. Além do de 13h, mais uma propaganda acontece às 20h. A estreia do horário eleitoral aconteceu às 7h desta sexta, na rádio. Na mesma plataforma, também há propaganda às 12h.

    Nas segundas, quartas e sextas, quem aparece são os candidatos a governador, senador e deputado estadual. Já nas terças e quintas, o tempo vai para candidatos a presidente e deputado federal.

    Além dos blocos de propaganda mais longos, os partidos têm direito a inserções publicitárias espalhadas pela programação das emissoras de rádio e televisão.

    As inserções são “pílulas” de divulgação que podem ter 30 ou 60 segundos. Elas são veiculadas das 5h à meia-noite nos mesmos veículos que exibem os blocos do horário eleitoral. No total, ocupam 70 minutos diários da programação.

    O horário eleitoral será exibido até o dia 29 de setembro. O primeiro turno das eleições acontece no dia 2 de outubro. Em caso de segundo turno, a propaganda vai de 7 a 28 de outubro. A votação acontece no dia 30 do mesmo mês.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

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