Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsas da Ásia seguem Wall Street e fecham em alta, de olho no simpósio do Fed

    Simpósio anual do Fed começa nesta quinta, mas terá como ponto alto discurso do presidente do BC americano, Jerome Powell, na próxima sexta-feira (26)

    Sergio Caldas, do Estadão Conteúdo

    As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta quinta-feira (25), acompanhando modestos ganhos em Wall Street, enquanto investidores aguardam o início do simpósio do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) em Jackson Hole.

    Liderando os ganhos na região, o índice Hang Seng saltou 3,63% em Hong Kong hoje, a 19.968,38 pontos, impulsionado por ações de tecnologia e após retomar negócios que ficaram suspensos por algumas horas devido a um alerta de tufão.

    Em outras partes da Ásia, o japonês Nikkei subiu 0,58% em Tóquio, a 28.479,01 pontos, o sul-coreano Kospi avançou 1,22% em Seul, a 2.477,26 pontos, e o Taiex garantiu alta de 0,87% em Taiwan, a 15.200,04 pontos.

    Na Coreia do Sul, agradou o fato de o BC local elevar seu juro básico em 25 pontos-base, a 2,50%, após um inesperado aumento de 50 pontos-base em julho.

    Na China continental, o Xangai Composto também ficou no azul, com ganho de 0,97%, a 3.246,25 pontos, mas o menos abrangente Shenzhen Composto caiu 0,24%, a 2.155,14 pontos, em meio a preocupações com a pior onda de calor no país em seis décadas.

    O tom majoritariamente positivo da região asiática veio após as bolsas de Nova York subirem de forma modesta ontem, apagando parte das perdas que acumularam na expectativa para o simpósio anual do Fed em Jackson Hole (Wyoming), que começa nesta quinta, mas terá como ponto alto discurso do presidente do BC americano, Jerome Powell, nesta sexta-feira (26).

    A grande dúvida é se o Fed elevará juros em 75 pontos-base pela terceira vez consecutiva, em setembro, ou se poderá optar por um ajuste mais moderado, de 50 pontos-base.

    Dados mostraram que a inflação dos EUA desacelerou, mas permanece em níveis muito acima da meta oficial de 2% do Fed.

    Na Oceania, a bolsa australiana seguiu favorecida por balanços positivos de empresas locais, e o S&P/ASX 200 avançou 0,71% em Sydney, a 7.048,10 pontos.

    Tópicos