Shoppings têm alta de 10,9% nas vendas do Dia dos Pais de 2022, diz pesquisa
Na comparação com o período de 2019, antes da pandemia de Covid-19, o avanço no faturamento é de 8,8%
Os shoppings centers do Brasil registram crescimento de 10,9% nas vendas do Dia dos Pais, entre 8 e 14 de agosto, em comparação com o mesmo período do ano anterior, movimentam R$ 4,2 bilhões, apontou o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), elaborado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
Na comparação com o período de 2019, antes da pandemia de Covid-19, o avanço no faturamento é de 8,8%.
Em relação ao valor movimentado, o montante é R$ 400 milhões superior aos R$ 3,8 bilhões do ano passado.
O ticket médio gasto pelos consumidores manteve-se estável, na comparação com o mesmo período de 2021, em R$ 193. Ainda assim, é 10% superior ao ticket de 2019 (R$ 176). Na comparação com o gasto médio de R$ 96 nas lojas de rua em 2022, a alta é de 101%.
O número também veio em linha com a expectativa do mercado. Um estudo da Solucx, que realiza pesquisas de satisfação, revelou que 53% da população pretendia gastar em torno de R$ 100 com presentes para o Dia dos Pais, enquanto 10% pretendiam gastar mais de R$ 500.
Os dados foram coletados no período de 26 de junho a 11 de julho, com mais de 2.500 respondentes em todo o Brasil.
Na avaliação do presidente da Abrasce, Glauco Humai, com o aumento constante de visitantes nos shoppings, o setor projeta um bom segundo semestre, impulsionado por algumas das principais datas comemorativas do ano, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal.
“São resultados animadores que mostram consumidores retornando cada vez mais aos shoppings. Os investidores e empreendedores do setor devem começar a colher cada vez mais frutos ao longo do ano e 2022 está se mostrando ainda mais promissor que imaginávamos”, disse o executivo.