CBF propõe perda de pontos como punição ao racismo e cria campanha com atletas
Medida foi anunciada durante o Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol, promovido pela entidade nesta quarta-feira (24)
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quarta-feira (24), que vai propor aos clubes das quatro divisões nacionais que casos de racismo sejam punidos com a perda de pontos a partir do próximo ano.
A proposta precisa de aprovação do Conselho Técnico, formado pelos clubes do país. Além disso, a entidade apresentou campanha de publicidade com os dizeres “por um futebol e por uma sociedade antirracista”.
Em discurso no Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que “alcançaremos aquilo que é um ponto ideal no Brasil que é a sociedade assimilar esses conceitos [racismo e violência], para além de punição dos clubes, dos atletas, das torcidas, mas que seja algo na sociedade, com aplicação das leis”.
“É uma construção de tijolo por tijolo, até que cheguemos a uma sociedade em que isso não seja tolerado e aceitável”, concluiu Pacheco.