Lula defende Estado “sem medo de dívida”, e Bolsonaro evita comentar ação da PF
Nesta terça-feira (23), Ciro Gomes (PDT) falou ao Jornal Nacional e Tebet fez campanha em Santa Catarina e participou de José Serra (PSDB) em São Paulo
No oitavo dia oficial de campanha eleitoral, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta terça-feira (23), em São Paulo, de encontro com empresários do ramo da construção civil em que afirmou que dívidas podem ser necessárias para o crescimento do país.
“Muitas vezes vocês são obrigados a se endividar para poder fazer as empresas crescerem. O Estado é a mesma coisa. A gente não tem que ter medo […] Tem muitas obras paradas nesse país. Nós vamos retomar todas as obras que tiverem condições de ser retomadas”, disse Lula.
Pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, abriu o congresso Aço Brasil 2022, também em São Paulo. Ele afirmou não ter “prazer nenhum” em ocupar a Presidência da República e que entende o cargo como “uma missão de Deus”.
Em seguida, ele almoçou com empresários e ministros ainda na capital paulista. Segundo os analistas da CNN Iuri Pitta, Thais Arbex e Gustavo Uribe, Bolsonaro não fez comentários sobre a operação da Polícia Federal contra oito empresários que participam de um grupo de WhatsApp no qual circularam mensagens em apoio a um suposto golpe de estado.
No período da tarde, em Brasília, ele participou da solenidade de chegada do coração de Dom Pedro I, que faz parte da celebração dos 200 anos de Independência do Brasil.
O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, concedeu entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, no Rio. Ele disse que, se eleito, pretende taxar grandes fortunas para custear “a sobrevivência digna” dos mais pobres.
“Vou pegar o BPC, Benefício Prestação Continuado, a aposentadoria rural, o seguro desemprego, e pegar todos os programas de transferência, especialmente o novo Bolsa Familia que é o Auxílio Brasil, e transformar num direito previdenciário constitucional, ou seja, ninguém mais vai depender de político A, político B”, disse.
Simone Tebet (MDB) passou boa parte no Sul do país, nas cidades de Joinville e Itajaí, em Santa Catarina, além de participar do lançamento da candidatura de José Serra (PSDB) à Câmara dos Deputados em São Paulo.
O primeiro turno das eleições acontece no dia 2 de outubro.
Leia também as últimas notícias sobre o Bolsa Família.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
*Com informações de Carolina Cerqueira, Daniel Reis, Malu Patrício, Iuri Pitta, Thais Arbex e Gustavo Uribe
Fotos — Os candidatos e candidatas a presidente em 2022
[cnn_galeria active=”1843608″ id_galeria=”551830″ title_galeria=”Os candidatos à Presidência da República em 2022″/]