Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Departamento de Justiça dos EUA pede novos documentos sobre invasão do Capitólio

    Na semana passada, o advogado de Trump na Casa Branca, Eric Herschmann, foi intimado por um júri federal que investiga os eventos em torno de 6 de janeiro

    Jamie GangelEvan Perezda CNN

    O Departamento de Justiça dos Estados Unidos emitiu uma nova intimação do grande júri aos Arquivos Nacionais para obter mais documentos como parte de sua investigação sobre o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio, disseram à CNN duas fontes familiarizadas com a investigação.

    Esta última intimação, emitida em 17 de agosto, é uma adição a uma intimação que o Departamento de Justiça enviou aos Arquivos no início deste ano, solicitando os mesmos documentos e informações que os Arquivos haviam entregue anteriormente ao comitê da Câmara que investiga o 6 de janeiro.

    Esta nova intimação, que não foi comunicada anteriormente, solicita documentos e dados adicionais ao Arquivo, relativos a um período de tempo anterior e posterior a 6 de janeiro.

    Thomas Windom, procurador assistente dos EUA, lidera a investigação criminal sobre o esforço para impedir a transferência de poder após as eleições de 2020, incluindo o possível papel desempenhado pelo ex-presidente Donald Trump e aliados para organizar um grupo de eleitores falsos que poderiam manter Trump no poder apesar de perder a eleição. A Procuradoria dos EUA se recusou a comentar.

    A intimação pede que os documentos sejam apresentados até o final de agosto.

    A nova intimação é a mais recente indicação de que o Departamento de Justiça está intensificando sua investigação e ampliou seu escopo sobre o potencial papel que a equipe da Casa Branca desempenhou nos eventos que levaram ao ataque ao Capitólio naquele dia.

    Na semana passada, a CNN e outros informaram que o advogado de Trump na Casa Branca, Eric Herschmann, que rejeitou os esforços do ex-presidente e seus aliados para derrubar a eleição de 2020, havia sido intimado por um grande júri federal que investigava os eventos em torno de 6 de janeiro.

    Outros advogados de Trump, incluindo Pat Cipollone e Patrick Philbin, também foram intimados, e funcionários do Departamento de Justiça se preparam para tentar acessar comunicações diretas com Trump quando ele estava no cargo, o que poderia desencadear uma briga legal por privilégio executivo.

    Jeremy Herb, da CNN, contribuiu para esta reportagem.

    Tópicos