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    Eleições 2022

    Pesquisa mostra que eleição pode se definir no primeiro turno, diz especialista

    Última pesquisa Datafolha aponta diferença de 15 pontos percentuais entre Lula e Bolsonaro; cientista político relembra, porém, que propaganda eleitoral na TV e rádio ainda terá início

    CNN , São Paulo

    O cientista político Antonio Lavareda disse, em entrevista à CNN neste sábado (20), que a última pesquisa Datafolha “sinaliza a possibilidade de a eleição ser decidida no primeiro turno”, caso o pleito fosse realizado neste momento.

    “Os números do Datafolha, marcando essa diferença de 15 pontos [percentuais] de Lula sobre Jair Bolsonaro na questão estimulada e as intenções de voto reservadas aos outros candidatos, Ciro, Simone Tebet, que totalizam dez pontos, sinaliza a possibilidade de a eleição ser decidida no primeiro turno, se ela fosse realizada agora”, afirmou.

    De acordo com a pesquisa Datafolha divulgada na última quinta-feira (18), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a possibilidade de vitória no primeiro turno, com 51% dos votos válidos.

    Na sondagem estimulada, porém, o presidente Jair Bolsonaro (PL) vem reduzindo a diferença. Tem 32%, contra 47% de Lula.

    Além de ter diminuído a distância na sondagem estimulada, Bolsonaro vem abrindo vantagem em segmentos específicos da população, como os evangélicos, destaca o especialista.

    Levantamento da Genial/Quaest divulgado na última quarta-feira (17) mostra que o presidente abriu 24 pontos neste segmento frente a Lula, seu principal adversário.

    O cientista político destaca também que há espaço para mudanças de cenário. Ele relembra que a propaganda eleitoral na TV e rádio terá início somente no próximo dia 26.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

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