Putin concordou com inspeção de agência em usina nuclear ucraniana, diz França
Presidente russo conversou com Emmanuel Macron, chefe de Estado francês, por telefone nesta sexta-feira (19)
O presidente da França, Emmanuel Macron, disse a Vladimir Putin nesta sexta-feira (19) que está preocupado com os riscos de segurança na usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, informou o governo francês.
A administração federal também afirmou que o chefe de Estado russo concordou em enviar uma missão de especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para o local.
Os dois presidentes concordaram em continuar conversando nos próximos dias, de acordo com uma nota enviada a jornalistas pelo gabinete de Macron.
A operadora de energia nuclear da Ucrânia pontuou na sexta-feira que suspeita que Moscou esteja planejando desconectar a usina nuclear de Zaporizhzhia da rede do país, uma operação complexa que Kiev avalia poder causar um desastre.
Além disso, o governo ucraniano acusou a Rússia de roubar energia da estação nuclear nesta semana e alertou para riscos provenientes de bombardeios na região.
De acordo com uma nota do Kremlin referente à ligação entre os presidentes, Putin disse que o bombardeio próximo à instalação nuclear controlada pela Rússia, ação que ele atribuiu à Ucrânia, criou o risco de uma “catástrofe em larga escala”.