Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Instituições estão sólidas e fortes, diz Toffoli à CNN

    “Temos que refletir sobre o que leva alguns setores da sociedade a atacarem instituições e a democracia”, afirma ministro do STF

    Renan FiuzaCarolina FerrazDaniel Reisda CNN

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli afirmou, em entrevista à CNN nesta sexta-feira (19), que as instituições estão sólidas e fortes. Para ele, “o diálogo é a chave para enfrentarmos os grandes desafios e problemas”.

    De acordo com o ministro, os ataques às instituições e à própria democracia por partes de setores da sociedade devem ser analisados para que a democracia seja aprimorada.

    “Nós temos que analisar então o que está falhando. Porque se tem segmentos, mesmo minoritários, que criticam as instituições, que criticam o Estado, é porque muitas vezes os compromissos constitucionais dessa igualdade, dessa justiça social de diminuição das diferenças seja social, sejam regionais, em um país tão complexo como o Brasil não se realizaram”, disse Toffoli.

    O ministro do STF conversou com a reportagem antes da participação no evento do grupo empresarial Esfera Brasil, em São Paulo, nesta sexta-feira (19), onde autoridades dos Três Poderes se encontram para um debate sobre o equilíbrio entre as instituições brasileiras.

    Toffoli diz acreditar ser necessário “refletir [sobre] o que nós devemos aprimorar nas nossas instituições e na nossa democracia”. Ele avalia que a sociedade tem dado uma resposta “muito firme” de que a democracia “é o locus” para resolver os desafios da sociedade.

    Ao ser questionado sobre a possibilidade do Brasil protagonizar “um novo Capitólio” durante o processo eleitoral, Toffoli disse que a sociedade brasileira está “madura o suficiente” e “os atos recentes nas instituições mostram isso”. “O próprio exemplo norte-americano mostrou o fracasso que é esse tipo de atitude que não se dá dentro das regras do jogo”, pontuou.

    Em janeiro do ano passado, apoiadores do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump invadiram o Congresso dos Estados Unidos para contestar o resultado das eleições alegando uma suposta fraude. Cinco pessoas, entre policiais e manifestantes, morreram durante a invasão.

    Perguntado sobre os os atos pró-democracia de 11 de agosto e a expectativa para o dia 7 de setembro, o ministro afirmou que as manifestações em prol da democracia mostraram “o que a sociedade deseja”.

    “O 11 de agosto mostrando o que a sociedade deseja, a sociedade continua vivendo e enfrentando os seus desafios através da democracia e do sistema de resolução de conflitos através da força da eleição”, disse Toffoli sobre as manifestações pró-democracia.

    O magistrado também citou a posse do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como um exemplo de que os “Poderes dialogam com maturidade institucional”. Segundo ele, a presença de tantas autoridades mostram a “complexidade e a força da nossa federação e o reconhecimento na Justiça Eleitoral que ela garante o voto computado”.

    Fotos – A posse de Alexandre de Moraes no TSE no TSE

    [cnn_galeria active=”1859507″ id_galeria=”1859483″ title_galeria=”Guedes cumprimenta Dilma, Lula fala com Temer; as imagens da posse de Moraes”/]

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    Tópicos