Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Frente fria pode reduzir temperaturas em vários pontos do Brasil nesta sexta(19)

    Há alerta de frio intenso na região Sul e nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul

    Anna Gabriela Costada CNN* , em São Paulo

    A frente fria que chegou ao Brasil na quinta-feira (18) vai trazer frio intenso para próximos dias, conforme afirmou o Climatempo. A massa de ar polar que passa pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país deve trazer ainda temporais e ventania.

    Nesta sexta-feira (19), há alerta de temperaturas muito baixas na região Sul e nos estados de São Paulo e Mato-Grosso do Sul. O frio acentuado pode ser prorrogado até sábado (20), segundo o Climatempo.

    Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (18), a meteorologista Maria Clara Sassaki disse que o Sul do Brasil deve experimentar o segundo evento de neve do ano com a massa de ar frio que atinge o país.

    Segundo a meteorologista do Climatempo, atrás da frente fria, vem a massa de ar polar, que encontra a umidade e favorece a ocorrência de neve nos pontos mais altos das serras gaúcha e catarinense.

    “Quem estiver nessas regiões, pode presenciar o segundo evento de neve deste ano. O primeiro aconteceu em maio, ainda era outono, e agora tem chance de novo [de aparecer neve”], disse Maria Clara.

    previsão também mostra que em Santa Catarina a sexta-feira (19) deve ter mínima de 8ºC e máxima de 16ºC. Já no Rio Grande do Sul, Porto Alegre deve ter mínima de 4ºC e máxima de 14ºC.

    As baixas temperaturas devem persistir pelo menos até sábado (20), quando deve fazer entre 1 °C e 5 °C em Porto Alegre, chegando a -6 °C no planalto sul catarinense.

    No Paraná, as temperaturas mínimas previstas são entre -3 °C e 0 °C na serra e no planalto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

    Previsão de neve

    Há previsão de neve na sexta-feira (19) entre as serras gaúcha e catarinense, como em Aparados da Serra (RS).

    No sábado (20), estão previstas geadas “no sul, sudoeste e em áreas isoladas do centro do Mato Grosso do Sul, na divisa de São Paulo com o Paraná e, de forma ampla, no Sul do Brasil, sendo de intensidade moderada a forte entre o norte do Rio Grande do Sul, centro-sul do Paraná e, também, na serra do sudeste gaúcho”, alertou o Inmet.

    O frio deve chegar ao sul de Goiás e de Minas Gerais, e até o Rio de Janeiro, perdendo força a partir de domingo (21).

    *Com informações de Ingrid Oliveira e Ester Cassavia, da CNN

    Tópicos