Google vai exigir verificação de anúncios ligados à eleição estadual
Empresa já havia implementado a checagem de dados de financiadores para propagandas políticas nacionais
O Google vai exigir que anúncios ligados a candidaturas estaduais passem, a partir de setembro, por um sistema de verificação. A empresa já havia implementado a checagem de dados de financiadores para propagandas políticas nacionais.
Os anunciantes serão avisados a partir desta quinta-feira (18) dos novos critérios. Eles terão de comprovar com documentos sua identidade para que os anúncios sejam veiculados em plataformas do Google e do YouTube e em sites que usam o Google Ads e Display & Video 360.
Qualquer propaganda ligada a partido político, candidato ou ocupante de cargo público terá de se enquadrar.
Isso incluirá, a partir de agora, governadores eleitos ou candidatos aos cargos de governador, vice-governador, deputado estadual ou distrital.
A iniciativa permitirá ao Google ampliar o Relatório de Transparência de Anúncios Políticos, ferramenta lançada em junho deste ano e que mostra os nomes de quem paga por anúncios políticos e detalhes como os valores investidos e público-alvo.
A elaboração do relatório faz parte do conjunto de medidas que o Google se comprometeu a adotar para as eleições deste ano em memorando acordado com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).