Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PF realiza operação para combater fraudes na Previdência; médico perito é alvo

    Policiais cumprem mandados de busca e apreensão na Bahia, em Alagoas, Goiás e no Distrito Federal

    Vianey Bentesda CNN , em Brasília

    A Polícia Federal (PF) realiza a operação Trickster, na manhã nesta quinta-feira (18), para combater uma organização criminosa que fraudava a Previdência Social.

    Os policiais federais cumprem 22 mandados de busca e apreensão na Bahia, em Alagoas, Goiás e no Distrito Federal. A 10ª Vara da Justiça Federal expediu ainda um mandado de prisão preventiva contra um dos membros da organização.

    A Justiça determinou o bloqueio de mais de R$ 1,1 milhão das contas de um médico perito federal para ressarcir os cofres públicos, além da suspensão da função pública, sequestro de bens, proibição de sair do país, e o pagamento de fiança no valor de R$150 mil ou uso de monitoramento eletrônico.

    Segundo a PF, as investigações mostraram que entre 2018 e 2022 o médico perito federal e seu ex-sócio fraudavam atestados médicos e perícias nos sistemas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), com o objetivo de obter benefícios para familiares, sócios e outras pessoas.

    Os integrantes da organização realizavam apenas uma contribuição à previdência justamente próximo ao recolhimento. A PF encontrou indícios de que um estagiário da Agência do INSS em Taguatinga (DF) teria participado do crime.

    Os investigados podem responder pelos crimes de associação criminosas, falsidade de documentos, uso de documento falso, colocar dados falsos no sistema do INSS, estelionato previdenciário, e corrupção ativa e passiva.

    A operação foi batizada de “Trickster” devido aos truques ou manobras criminosas feitas pelo grupo criminoso para conseguir benefícios e não obedecer regras normativas para realização das perícias médicas.

    Tópicos