Pacheco diz que “não há dúvida alguma” do compromisso da PGR com democracia
Declaração foi dada no mesmo dia em que foi divulgada uma entrevista do procurador-geral Augusto Aras defendendo a lisura do processo eleitoral brasileiro
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse, nesta segunda-feira (15), que não tem dúvida do compromisso do Ministério Público Federal (MPF) e da Procuradoria-Geral da República (PGR) com a democracia.
Pacheco disse que cabe ao Ministério Público a “defesa do Estado de Direito e da democracia do Brasil”.
“E certamente, não há dúvida alguma e digo como presidente do Congresso Nacional, mas também como cidadão, não tenho a mínima dúvida do compromisso do Ministério Público Federal do Brasil e da Procuradoria Geral da República com a democracia brasileira, com os valores democráticos, com o estado de direito que nos orientam desde 1988 e cujo retrocesso nós absolutamente não admitiremos em conjunto, Ministério Público, Congresso Nacional, Poder Judiciário, Justiça Eleitoral, Poder Executivo”, afirmou Pacheco.
A declaração foi dada no mesmo dia em que a PGR divulgou um vídeo do procurador-geral Augusto Aras defendendo a lisura do processo eleitoral brasileiro e dizendo que quem ganhar a eleição tomará posse.
“Nem quero crer que após 1º de janeiro, se o presidente não lograr êxito na eleição, nem ele permaneça no Palácio do Planalto ou da Alvorada porque isso seria uma afronta à democracia”, disse Aras. A declaração foi dada a jornalistas estrangeiros em entrevista gravada na última semana.
Pacheco participou de evento promovido pela Procuradoria-Geral da República em homenagem aos 20 anos do edifício-sede da PGR.