Missão Artemis 1 levará Snoopy, manequins, Alexa e itens da Apollo 11 para a Lua
Foguete está previsto para ser lançado dia 29 de agosto
A missão Artemis 1 da Nasa não levará nenhum humano à Lua, mas isso não significa que a espaçonave Orion estará vazia.
Quando o foguete do Sistema de Lançamento Espacial e a cápsula Orion, programados para decolar em 29 de agosto, partirem em uma viagem além da Lua, a espaçonave levará alguns itens especiais a bordo.
Dentro da Orion estarão três manequins, brinquedos e até uma Alexa da Amazon, além de itens históricos e educativos.
A missão — que dará início ao programa Artemis, com o objetivo de eventualmente devolver humanos à Lua — continua uma tradição que começou na década de 1960 de naves espaciais da Nasa com lembranças. A tradição inclui o disco de ouro da sonda Voyager e o microchip do rover Perseverance de 10,9 milhões de nomes.
A missão Artemis 1 levará 120 quilos de lembranças e outros itens em seu kit de voo oficial.
“Moonikins” se apresentando para o serviço
Sentado no assento do comandante de Orion estará o Comandante Moonikin Campos, um manequim adequado que pode coletar dados sobre o que futuras tripulações humanas podem experimentar em uma viagem lunar.
Seu nome, escolhido por meio de um concurso público, é uma homenagem a Arturo Campos, um gerente de subsistema de energia elétrica da Nasa que ajudou no retorno seguro da Apollo 13 à Terra.
O posto do comandante possui sensores instalados atrás do assento e do apoio de cabeça para rastrear a aceleração e a vibração durante a missão, que deve durar cerca de 42 dias. O manequim também usará o novo traje Orion Crew Survival System, projetado para os astronautas usarem durante o lançamento e a reentrada. O traje tem dois sensores de radiação.
Dois “fantasmas” chamados Helga e Zohar vão andar em outros assentos de Orion. Estes torsos de manequim são feitos de materiais que imitam os tecidos moles, órgãos e ossos de uma mulher. Os dois torsos têm mais de 5.600 sensores e 34 detectores de radiação para medir quanta exposição à radiação ocorre durante a missão.
Os manequins fazem parte do Matroshka AstroRad Radiation Experiment, uma colaboração entre o Centro Aeroespacial Alemão, a Agência Espacial de Israel, a Nasa e instituições em vários países. Zohar usará AstroRad, um colete de proteção contra radiação, para testar a eficácia se futuras tripulações encontrarem uma tempestade solar.
A Alexa da Amazon estará junto para o passeio como uma demonstração de tecnologia desenvolvida entre Lockheed Martin, Amazon e Cisco. A demonstração técnica, chamada Callisto, apresenta versões reconfiguradas do dispositivo, assistente de voz da Amazon, e da plataforma de teleconferência WebEx da Cisco para testar o desempenho desses aplicativos no espaço.
O objetivo de Callisto, nomeado em homenagem a um dos assistentes de caça de Artemis da mitologia grega, é demonstrar como os astronautas e controladores de voo podem usar a tecnologia para tornar seus trabalhos mais seguros e eficientes à medida que os humanos exploram o espaço profundo.
Callisto vai andar no console central do Orion. O tablet com tela sensível ao toque compartilhará vídeo e áudio ao vivo entre a espaçonave e o Centro de Controle de Missão do Johnson Space Center em Houston.
Brinquedos no espaço
Snoopy e espaço andam juntos. O amado personagem criado por Charles M. Schulz está associado às missões da Nasa desde o programa Apollo, quando Schulz desenhou tiras de quadrinhos mostrando Snoopy na Lua.
O módulo lunar Apollo 10 recebeu o apelido de “Snoopy” porque seu trabalho era bisbilhotar e explorar o local de pouso da Apollo 11 na Lua, de acordo com a Nasa.
Um urso de pelúcia Snoopy voou pela primeira vez para o espaço em 1990 a bordo do ônibus espacial Columbia.
Uma ponta de caneta usada por Schulz do Museu e Centro de Pesquisa Charles M. Schulz em Santa Rosa, Califórnia, se juntará à missão Artemis 1 da Nasa, embrulhada em uma história em quadrinhos com tema espacial. E um brinquedo Snoopy de pelúcia voará como um indicador de gravidade zero na cápsula.
A agência tem um longo histórico de uso de brinquedos no espaço como indicadores de gravidade zero — assim chamados porque eles começam a flutuar assim que a espaçonave entra em gravidade zero.
Como parte da colaboração da Nasa com a Agência Espacial Europeia (ESA), que forneceu o módulo de serviço para Orion, um pequeno brinquedo Shaun, o Carneiro, também será um passageiro da Artemis. O personagem faz parte de um spin-off de um programa infantil da série “Wallace e Gromit”.
Quatro minifiguras de Lego também estarão em Orion como parte de uma parceria contínua entre a Nasa e o Lego Group, na esperança de envolver crianças e adultos na educação STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática).
Uma cápsula do espaço-tempo
O Kit de Voo Oficial Artemis 1, que inclui milhares de itens, contém uma variedade de patches, broches e bandeiras para compartilhar com aqueles que contribuíram para o voo inaugural quando a cápsula cair no Oceano Pacífico em outubro.
Vários itens — como distintivos de ciência espacial da Girl Scouts of America, visões digitalizadas de exploração lunar dos alunos da Agência Espacial Alemã e entradas digitais do concurso de redação Artemis Moon Pod — homenageiam as contribuições de alunos e professores com interesse em STEM.
Uma variedade de sementes de árvores e plantas estará a bordo em um aceno para uma tradição semelhante que começou durante a missão Apollo 14.
As sementes foram plantadas mais tarde e se tornaram “Árvores da Lua” como parte de um experimento para entender os efeitos do ambiente espacial nas sementes. A Nasa compartilhará as sementes de Artemis com professores e organizações educacionais assim que a cápsula retornar.
Vários itens da Apollo estão no passeio, incluindo um medalhão comemorativo da Apollo 8, um patch da missão Apollo 11, um parafuso de um dos motores F-1 da Apollo 11 e uma pequena rocha lunar coletada durante a Apollo 11 que também voou a bordo do ônibus espacial final voar.
Os itens foram compartilhados pelo Museu Nacional do Ar e do Espaço, que os exibirá em uma exposição assim que retornarem.
Peças culturais também estarão no voo. Uma réplica impressa em 3D da deusa grega Artemis se juntará à viagem espacial e depois será exibida no Museu da Acrópole da Grécia. A ESA compartilhou um cartão postal da famosa obra de arte “A Trip to the Moon” de Georges Méliès para o kit de voo.
E a Agência Espacial de Israel doou um seixo da superfície de terra seca mais baixa da Terra, a costa do Mar Morto, para viajar no Artemis 1, um voo que se aventurará mais longe do que qualquer humano já foi.