Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    “PT não assinou Constituição”, diz Bolsonaro após carta pela democracia

    Em live, o presidente afirmou que, enquanto posa de democrata, Lula defende ditaduras na América Latina e o controle da mídia

    Da CNN , São Paulo

    O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar a carta pela democracia da Faculdade de Direito da USP nesta quinta-feira (11).

    O documento foi lido no Largo São Francisco, em São Paulo. Depois da solenidade, houve um protesto contra Bolsonaro.

    Em sua live semanal, o presidente afirmou que a melhor carta à democracia é a Constituição. Essa carta, segundo Bolsonaro, não foi assinada pelo PT.

    “Alguém discorda que essa daqui é a melhor carta à democracia?”, disse o presidente enquanto segurava uma cópia da Constituição. “Acham que outro pedaço de papel qualquer substitui isso daqui? Já que o símbolo máximo do PT assinou a carta, juntamente com sua jovem esposa, eu pergunto: o PT assinou a Constituição de 1988? O pessoal faz uma onda agora sobre carta à democracia para tentar atingir a mim. Mas a bancada toda do PT não assinou essa carta à democracia de 1988. Agora quer assinar essa cartinha.”

    Ao contrário do que afirma o presidente, os parlamentares petistas assinaram o texto da Constituição de 1988. Apesar disso, no entanto, não participaram da cerimônia de homologação, por não concordarem com o texto. Eles, inclusive, votaram contra uma série de dispositivos.

    Na live, Bolsonaro afirmou também que Lula posa de democrata enquanto defende ditaduras e o controle das mídias sociais.

    “Quem assina a carta por exemplo: aquele cara que vem falando o tempo todo que quer o controle das mídias sociais, que quer o controle da imprensa, que vive abraçado a ditadores da América do Sul, da América Central, louva regimes ditatoriais, alguns na África, alguns na Ásia. Esse pessoal que assina a carta pela democracia. […] Por que a CUT assina a carta? Está com saudade do imposto sindical.”

    CNN procurou o Partido dos Trabalhadores para que comentasse a declaração. Não houve resposta até o momento da publicação deste texto.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    Tópicos