França luta contra incêndio “monstro” durante onda de calor na Europa
Mais de mil bombeiros apoiados por aviões tentavam conter incêndio na região sudoeste de Gironde; milhares de pessoas foram obrigadas a deixarem suas casas
Bombeiros voaram para a França de toda a Europa para combater um incêndio florestal “monstro” pelo terceiro dia, perto da região vinícola de Bordeaux, nesta quinta-feira (11), em meio a temperaturas escaldantes que não devem diminuir antes do fim de semana.
Mais de mil bombeiros apoiados por aviões tentavam conter o incêndio na região sudoeste de Gironde, que forçou milhares de pessoas a deixarem suas casas e queimou 6.800 hectares de floresta.
“É um ogro, é um monstro“, disse Gregory Allione, do corpo de bombeiros francês FNSPF, à rádio RTL.
O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que países europeus estão ajudando a França. Dois aviões-tanque gregos estavam chegando ao lado de duas aeronaves suecas, 64 bombeiros da Alemanha, 146 da Polônia e mais da Áustria e da Romênia, acrescentou seu gabinete.
Incêndios florestais eclodiram em toda a Europa neste verão, à medida que sucessivas ondas de calor atingem o continente, trazem temperaturas recordes e renovam o foco nos riscos das mudanças climáticas para a indústria e os meios de subsistência.
Mais de 57.200 hectares foram incendiados até agora na França este ano, quase seis vezes a média anual de 2006-2021, mostram dados do Sistema Europeu de Informações sobre Incêndios Florestais.
As autoridades francesas disseram que as temperaturas na região de Gironde chegariam a 40 graus Celsius nesta quinta-feira e permaneceriam altas até sábado.