Rússia diz que Suíça “não é neutra” e não pode intermediar conversas com Ucrânia
Suíça tem uma longa tradição diplomática de atuar como intermediária entre países cujas relações se romperam, mas o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Ivan Nechayev, disse que isso não é possível na situação atual
A Rússia disse, nesta quinta-feira (11), que recusou uma oferta da Suíça para representar os interesses ucranianos na Rússia e os interesses de Moscou na Ucrânia porque não considera mais a Suíça um país neutro.
A Suíça tem uma longa tradição diplomática de atuar como intermediária entre países cujas relações se romperam, mas o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Ivan Nechayev, disse que isso não é possível na situação atual.
“Os suíços estavam realmente interessados em nossa opinião sobre a possível representação dos interesses da Ucrânia na Rússia e da Rússia na Ucrânia”, disse Nechayev a repórteres.
“Respondemos muito claramente que a Suíça, infelizmente, perdeu seu status de estado neutro e não pode agir como intermediário ou representante. Berna [capital da Suíça] aderiu a sanções ocidentais ilegais contra a Rússia”, acrescentou.
A Suíça acompanhou quase todas as sanções que a União Europeia impôs à Rússia por sua intervenção militar na Ucrânia.
A mídia suíça informou anteriormente que o principal objetivo da proposta suíça seria permitir que os ucranianos que vivem na Rússia recebam serviços consulares da embaixada suíça em Moscou.