Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Expectativa é “boa e de diálogo” com Moraes à frente do TSE, dizem ministros

    Boa relação entre ministro e militares pode ser usada para a reabertura do diálogo

    Gabriela CoelhoGabriel Hirabahasida CNN , Brasília

    O ministro Alexandre de Moraes toma posse como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na próxima terça-feira (16). O plenário é composto de sete ministros, sendo três indicados pelo Supremo – o comando da corte é sempre ocupado pelos membros do STF.

    Segundo ministros ouvidos em reservado pela CNN, a expectativa é que a gestão seja “excelente e de diálogo com todos”, uma vez que a boa relação entre Moraes e militares pode ser usada para a reabertura de conversas.

    Um ministro que conversou com a CNN acredita que a Corte vai se compor rapidamente com os militares e diminuir a tensão. Um outro ministro afirmou ter “boas expectativas”.

    “Moraes é firme, dialoga. Melhor expectativa, dialoga bem com militares e é experiente”. Um outro ministro também classifica a gestão de Moraes como tranquila e com “perspectiva boa”.

    Moraes comandará a Corte nas eleições deste ano e tem dito a interlocutores que será “rigoroso e rápido” nos casos de fake news, por exemplo. Em junho deste ano, no julgamento da cassação do deputado estadual bolsonarista Fernando Francischini, afirmou que  “aqueles que se utilizarem de fake news nas eleições terão seus registros indeferidos, seus mandatos cassados”.

    “A posição do TSE é muito clara e já foi dada em dois casos importantes e vai ser aplicada nestas eleições. Quem se utilizar de fake news, quem falar de fraude nas urnas, quem propagar discurso mentiroso, fraudulento, de ódio, terá seu registro cassado, independentemente de candidato a qualquer dos cargos”, disse Moraes.

    No ano passado, chegou a dizer que houve disparos em massa e compartilhamento de notícias falsas nas eleições de 2018, e que, caso isso se repita em 2022, “pessoas vão para a cadeia”.

    As declarações ocorreram durante o voto dele no julgamento das ações que pediam a cassação da chapa do presidente Jair Bolsonaro e do vice, Hamilton Mourão.

    Em julho deste ano, o ministro decretou a prisão preventiva de Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, influencer bolsonarista preso em Belo Horizonte após divulgar vídeos com ataques ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ameaças de morte a ministros do STF.

    No Supremo, Moraes é relator do inquérito das fake news, do inquérito sobre suposta interferência de Jair Bolsonaro na PF, do que apura o vazamento de uma investigação sigilosa da Polícia Federal referente ao ataque hacker sofrido pelo Tribunal Superior Eleitoral.

    Em junho, em questão protocolar, Moraes foi eleito como novo presidente da Corte e afirmou que a Justiça Federal “não tolerará que milícias digitais atentem contra a democracia”.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    Tópicos