Petro nega encontro com Maduro, mas já trabalha em normalizar relações com Venezuela
Venezuela anunciou nesta terça-feira (9) a retomada de relações militares com a Colômbia
O novo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, negou nesta terça-feira (9) que haja um encontro marcado com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, mas disse que seu governo já está trabalhando na normalização das relações com o país vizinho.
Nesta terça-feira, a Venezuela anunciou a retomada de suas relações militares com a Colômbia.
“Se fosse assim, aqui não haveria apenas informação, mas preparação e isso não existe”, disse Petro sobre reportagens na mídia venezuelana que indicavam que os dois líderes se encontrariam nos próximos dias.
No entanto, Petro disse que a Colômbia está trabalhando na normalização das relações com a Venezuela “desde antes da posse, porque a normalização das relações está sendo trabalhada e é um processo que implica a abertura da fronteira, etc.”.
A confirmação do novo presidente sobre o tema foi dada a vários meios de comunicação colombianos. “Neste momento, o chanceler fez contatos com o outro governo para processar a abertura da fronteira”, disse Petro.
Da Venezuela, o ministro da Defesa, Vladimir Padrino, disse por sua vez que recebeu instruções de Maduro para “estabelecer imediatamente contato com o ministro da Defesa colombiano para restabelecer nossas relações militares”.
Sobre isso, Petro esclareceu que “devem ser estabelecidas relações comerciais, culturais, sociais, familiares e até militares de todo tipo”.
Questionado sobre quando considera que as relações entre os dois países serão restabelecidas, o novo presidente estimou que “em dois meses podemos ter superado o mais importante”.