Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Especialista em 5G sugere que pessoas esperem lançamentos para trocar de telefone

    Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que 71 modelos estão aptos a realizar a conexão com a rede 5G

    Artur Nicocelido CNN Brasil BusinessThiago Félixda CNN , em São Paulo

    Apesar de cinco regiões do Brasil já estarem aptas ao 5G, apenas 71 aparelhos de telefone conseguem se conectar à rede, mostram dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

    Dessa forma, José Ronaldo Rocha, sócio da EY, recomenda que pessoas esperem lançamentos de novos dispositivos para trocar de telefone. “Como estamos em processo de implementação [do 5G], muita coisa acontecerá nos próximos seis meses. Quem puder esperar e não trocar o telefone agora, vai vir coisa boa e acessível”.

    Ele acredita que se as companhias de telecomunicações não deixarem os celulares com preços mais baratos, “certamente vão perder um público grande”. Por ora, apenas os produtos homologados pela Anatel podem utilizar o 5G (veja a lista completa aqui).

    Outro ponto que o especialista levanta sobre o brasileiro comprar um aparelho neste momento é que o tempo de maturação e utilização da tecnologia irá demorar, “[ou seja], a gente só vai ver [mudanças completas por conta do 5G] nos próximos anos”.

    Bairros

    A distribuição do 5G depende das operadoras e não são todos os bairros que terão acesso à tecnologia. Assim, mesmo que uma pessoa tenha o aparelho apto, pode ser que não consiga se conectar à faixa.

    Segundo a Anatel, “cada prestadora possui sua estratégia de implantação e expansão da rede. Sendo assim, é natural que, nesse momento inicial, nem todas as operadoras atendam todos os bairros e regiões”.

    A agência recomenda que as pessoas também entrem em contato com as operadoras para saberem se um determinado local terá a rede disponível.

     

     

     

     

     

     

     

     

    Tópicos