Militares inspecionam os códigos-fonte das urnas no TSE
Sistema estava à disposição desde outubro do ano passado; representantes do Ministério da Defesa têm até o dia 12 para terminar a análise
Representantes do Ministério da Defesa inspecionaram os códigos-fonte das urnas eletrônicas, na tarde desta quarta-feira (3), na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A visita foi dividida em duas partes: na primeira, os militares se reuniram com técnicos da Justiça Eleitoral; na segunda, entraram na sala onde entidades fiscalizadoras podem verificar o código-fonte, que abrange 17 milhões de comandos. Os representantes da Defesa têm até o dia 12 para analisar o código.
O acesso à sala e ao código está disponível desde outubro do ano passado.
A Defesa solicitou o aceso na última segunda (1º). O Ministério da Defesa disse que os dados deveriam ser enviados em até 12 dias, alegando “exíguo tempo disponível até o dia da votação”. Segundo a Defesa, as Forças Armadas precisam de tempo para analisar as informações.
De acordo com o TSE, foi enviado, ainda no ano passado, um ofício com o convite para que todas as entidades fiscalizadoras do processo eleitoral inspecionassem os códigos-fonte dos programas de computador que são embarcados na urna eletrônica e que compõem o sistema eletrônico de votação. A verificação está prevista na Resolução TSE n° 23.673/2021.
Fotos – os pré-candidatos à Presidência da República
[cnn_galeria active=”798820″ id_galeria=”551830″ title_galeria=”Os candidatos à Presidência da República em 2022″/]
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.