Aras diz que “MPF está atento a qualquer risco” em 7 de Setembro
Durante convenção do PL, Jair Bolsonaro convocou seus apoiadores a irem às ruas "pela última vez" no bicentenário da Independência
O procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou nesta segunda-feira (1º) que o Ministério Público Federal está “atento a qualquer risco” relacionado às manifestações previstas para 7 de Setembro.
A declaração foi dada durante a sessão de abertura dos trabalhos do TSE no segundo semestre deste ano, quando a Justiça Eleitoral comandará as eleições nacionais.
Aras afirmou que a PGR está focada em garantir a segurança da “maior festa cívica brasileira”. No ano passado, o presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de atos que pediam o fechamento do Supremo Tribunal Federal.
“Tenho certeza que chegaremos a bom termo em 7 de Setembro, assim como em 2021. Que possamos comemorar a maior data cívica brasileira que anda de mãos dadas com o dia das eleições. Não há festa mais bonita, civicamente falando, no Brasil que o 7 de Setembro e o dia das eleições. Na proximidade das eleições, o Ministério Público Federal está atento a qualquer risco e ameaça ao desejado ambiente seguro e equilibrado da disputa.”
Durante a convenção partidária do PL, Bolsonaro convocou seus apoiadores a irem às ruas “pela última vez” em 7 de Setembro. Ele não explicou o que quis dizer com isso.
Aras afirmou que sempre esteve atento a manifestações que atentem contra a liberdade e as garantias constitucionais.
“Sempre estivemos e seguimos atentos a qualquer manifestação e ato que ultrapasse os limites das liberdades e garantias constitucionais. […] Temos trabalhado para que em 2022 tenhamos paz e harmonia no ambiente do processo eleitoral que já está em curso.”
Durante a sessão do TSE, o ministro Luiz Edson Fachin afirmou que as críticas às urnas eletrônicas têm o objetivo de “tirar dos brasileiros a certeza de que seu voto é válido”.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.