Senadora indígena australiana altera juramento para rotular a rainha como colonizadora
Parlamentar foi instruída a retomar seu juramento de posse nesta segunda-feira (1º)
Uma parlamentar indígena australiana foi instruída a retomar seu juramento de posse nesta segunda-feira (1º), depois que ela o mudou para rotular a rainha britânica como colonizadora.
A senadora dos Verdes Lidia Thorpe disse à câmara alta do parlamento, com o punho direito erguido acima da cabeça, que “seria fiel à colonizadora Sua Majestade a Rainha Elizabeth II“.
A monarca de 96 anos também é chefe de Estado da Austrália.
A presidente do Senado, Sue Lines, disse a Thorpe, uma mulher de DjabWurrung Gunnai Gunditjmara, que ela era obrigada a recitar a afirmação – uma forma de juramento parlamentar que omite uma referência a Deus – como está escrito.
Após uma pausa, Thorpe – senadora desde setembro de 2020 que manteve sua cadeira em uma eleição federal em maio – recitou a afirmação corretamente.
Os porta-vozes do Palácio de Buckingham não tiveram resposta imediata a um pedido de comentário sobre a observação de Thorpe.
Povos indígenas australianos
Os líderes indígenas da Austrália trabalharam por gerações para ganhar reconhecimento pelas injustiças sofridas por seus povos desde o início da colonização europeia em 1700.
O primeiro-ministro Anthony Albanese está procurando fazer mudanças na constituição para reconhecer as minorias indígenas e exigir que os governos consultem os aborígenes sobre as decisões que afetam suas vidas.
No sábado, ele revelou a redação de um projeto de perguntas para um referendo como parte desse plano.