Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Estudantes retornam às aulas após férias escolares

    Em São Paulo, alunos da rede estadual terão atividades de revisão e reforço

    Soraya Lauandda CNN Em São Paulo

    Este será o segundo semestre de atividades exclusivamente presenciais desde o anúncio da pandemia para a maioria das escolas do país. Na rede estadual de São Paulo, os estudantes já retornaram às aulas após as férias. E vão passar por um período de reforço para reduzir as lacunas deixadas pelo ensino remoto.

    Cada unidade escolar propõe as atividades para a volta de acordo com as necessidades de seus alunos. Em algumas escolas, foram feitos conselhos de classe para identificar quais habilidades estão em defasagem. A professora Vanete Poleti diz que os momentos de conversa e descontração são parte importante dessa retomada.

    “Na roda de conversa que nós estamos fazendo, vários relataram que acompanharam as plataformas de leituras que nós indicamos. Mesmo sendo lúdico, o fundo pedagógico auxilia bastante na sala de aula”, diz a professora.

    Os mais de 3,5 milhões de estudantes da rede estadual de São Paulo estão de volta às salas de aula e às quadras esportivas e pátios escolares. É que a proposta dessa primeira semana é que ela seja mais leve, dedicada ao acolhimento e a readaptação dos alunos ao ambiente escolar com atividades mais lúdicas. Depois disso, o foco passa ao reforço e à revisão do conteúdo ministrado ao longo do primeiro semestre.

    “Em especial, depois de um período longo de pandemia, é necessário que eles se sintam acolhidos, pertencentes ao ambiente escolar, e de maneira lúdica introduzindo, sim, os conteúdos e a trajetória acadêmica deles”, explica a diretora Maria Carolina Jerônimo.

    Esse é o segundo semestre de aulas exclusivamente presenciais, depois do início da pandemia, para a maioria das escolas do Brasil. Dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apontam que a educação brasileira é a segunda mais afetada pela pandemia na América Latina, atrás apenas do México.

    Segundo Maria Carolina, o envolvimento das famílias com os alunos faz uma grande diferença na evolução do aprendizado.

    “O envolvimento das famílias com a vida acadêmica dos nossos alunos faz bastante diferença. São famílias jovens, então, os pais têm um certo domínio da tecnologia, em virtude do mundo do trabalho deles. Então eles nos apoiam bastante”, diz a diretora.

    Os estudantes da rede estadual terão um segundo recesso no fim do terceiro bimestre, entre 10 e 14 de outubro. E as aulas vão até o dia 23 de dezembro.//

    Já na rede privada, o retorno das aulas só acontecerá no dia 1º de agosto. Porém, o coordenador pedagógico da rede Poliedro, Pedro Oscar Lorencini Júnior, afirma que tem aluno que, mesmo nas férias, prefere o clima de sala de aula para estudar. Ele explica que para os alunos não perderem o ritmo, são oferecidos plantões tira-dúvidas e aulas de reforço online, além de orientação educacional.