Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Petrobras reconhece megadividendos como extraordinários, e diz que atendem critérios técnicos

    Nesta quinta (29), estatal anunciou quase R$ 88 bilhões em dividendos para os acionistas, atendendo a pedido do governo

    Pedro DuranBeatriz Puenteda CNN Rio de Janeiro

    O diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores reconheceu que o pagamento do megadividendo pela Petrobras foi “extraordinário”, mas afirmou que ele se baseou em critérios técnicos. Rodrigo Araujo disse, em entrevista coletiva realizada por videoconferência, que o pagamento antecipado no trimestre faz parte de uma nova política instituída no final de 2021. O valor de R$ 87,8 bilhões distribuído aos acionistas atendeu aos interesses do governo, que precisava de recursos para cobrir o caixa.

    “A gente incorporou a política de dividendos de pagamento de 60% de fluxo de caixa livre da companhia em 2019 e fizemos aprimoramentos em 2020 e 2021. Especialmente em 2021, a gente incorpora questões como a periodicidade trimestral de pagamento, coisa que a gente vem fazendo ai desde o terceiro trimestre de 2021. Propondo pagamentos trimestrais. E obviamente a possibilidade de fazer pagamentos extraordinários a depender da situação financeira da companhia e assegurando a preservação da sustentabilidade da companhia”, disse ele.

    Na prática, essa é a segunda vez em que a Petrobras distribui mais dinheiro do que o equivalente a 60% do fluxo de caixa livre. Embora a estatal alegue que a decisão foi técnica, a distribuição de recursos atende diretamente aos interesses do Governo Federal. No início da semana, o secretário do Tesouro, Esteves Colnago, fez um pedido público para que as estatais antecipassem dividendos para cobrir o rombo no orçamento deixado após a aprovação de benefícios fiscais e auxílios.

    O dividendo é a parte do lucro que volta para as mãos dos acionistas de uma empresa. Embora seja estatal, a Petrobras é uma empresa de capital aberto listada nas bolsas de valores de São Paulo e Nova Iorque, portanto, quem tem papéis da companhia tem direito a receber uma parte do lucro. A fatia da União é de 37% do total.

    “O plano estratégico da companhia no ano passado é de que todos os investimentos se mostram rentáveis nos nossos cenários de preço foram comprovados. Então a gente tem os investimentos assegurados, ou seja, a companhia não deixa de fazer investimentos para fazer o pagamento de dividendos. Não é isso. A companhia tem aí uma situação de caixa confortável e uma situação de dívida equacionada, a gente considera um endividamento até baixo”, afirmou o diretor.

    Tópicos