Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Zelensky se reúne com embaixadores do G7 para discutir exportação de grãos

    Há uma semana, Rússia e Ucrânia assinaram um acordo para permitir a retomada das exportações de grãos dos portos ucranianos do Mar Negro

    Chris LiakosAnastasia Graham-Yoollda CNN

    O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e os embaixadores do G7 na Ucrânia se reuniram no porto de Chornomorsk, perto de Odessa, nesta sexta-feira (29), em uma demonstração de unidade após um acordo para permitir a retomada das exportações de grãos dos portos ucranianos do Mar Negro.

    Embora o acordo tenha sido negociado há semana, nenhum navio chegou até agora, apesar das esperanças de embarques já nesta semana.

    “É importante para nós continuarmos sendo o garantidor da segurança alimentar mundial. À medida que alguém bloqueia o Mar Negro e tira a vida em outros países, permitimos que as pessoas sobrevivam”, disse Zelensky em sua conta do Telegram compartilhando fotos do evento.

    “Meus colegas embaixadores do G7 e eu estamos em Odessa com a Turquia para reiterar a importância do acordo mediado pela Organização das Nações Unidas (ONU) que permite que os alimentos sejam transmitidos para fora da Ucrânia. A Rússia deve respeitar o acordo”, tuitou a embaixadora britânica na Ucrânia, Melinda Simmons.

    Martin Griffiths, subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários e Coordenador de Assistência de Emergência, disse na quinta-feira que os procedimentos para passagem segura ainda estão sendo elaborados.

    A Turquia e a ONU intermediaram o acordo entre a Ucrânia e a Rússia na semana passada, que visava aliviar uma crise alimentar global desencadeada pela guerra.

    O avanço ocorreu após meses de negociações e promessas de desbloquear portos no Mar Negro para permitir a passagem segura de grãos e oleaginosas – algumas das exportações mais importantes da Ucrânia.

    A Rússia até agora bloqueou o acesso marítimo a esses portos, o que significa que milhões de grãos ucranianos não foram exportados para os muitos países que dependem dele.

    Rob Picheta, Jomana Karadsheh, Tim Lister e Radina Gigova, da CNN, contribuíram para esta reportagem.

    Tópicos