JetBlue anuncia acordo para comprar Spirit Airlines nos EUA
Se aceita, combinação pode criar a quinta maior companhia aérea dos Estados Unidos
A JetBlue Airways anunciou nesta quinta-feira (28) que quer comprar a Spirit Airlines, combinação que criaria a quinta maior companhia aérea dos Estados Unidos.
O anúncio vem um dia depois da Spirit cancelar um acordo para se fundir à Frontier.
A JetBlue vinha fazendo uma oferta hostil pela Spirit mesmo enquanto a Spirit buscava a aprovação dos acionistas para um acordo de preço mais baixo com a Frontier.
A Spirit sempre expressou preocupação se os reguladores aprovariam um acordo com a JetBlue, mas os acionistas se recusaram a aceitar a oferta menos valiosa em dinheiro e ações da Frontier quando tiveram a oferta em dinheiro da JetBlue na mesa.
O CEO da JetBlue, Robin Hayes, disse que o acordo será proveitoso para investidores e passageiros.
“Estamos empolgados em entregar esta combinação atraente que turbina nosso crescimento estratégico, permitindo que a JetBlue traga nossa combinação única de tarifas baixas e serviço excepcional para mais clientes, em mais rotas”, disse ele em comunicado.
Tarifas mais altas
Especialistas do setor disseram que o acordo pode levar a tarifas mais altas em todo o setor. Um acordo Frontier-Spirit, por outro lado, teria reunido duas companhias aéreas com tarifas básicas muito baixas.
Nenhuma das companhias aéreas tem assentos na primeira classe ou na classe executiva.
A presença de Spirit ou Frontier em uma rota normalmente força companhias aéreas maiores, como American, United e Delta, a oferecer mais assentos em suas tarifas econômicas básicas semelhantes.
A JetBlue pode argumentar que cobra menos do que as maiores operadoras de rede, mas suas tarifas aéreas são mais altas que as da Spirit e da Frontier.
E a JetBlue planeja reconfigurar os aviões Spirit se adquirir a companhia aérea para adicionar assentos de primeira classe.
“Spirit e Frontier desempenham um papel importante na tarifa que você paga, mesmo que você nunca voe em nenhum dos dois”, disse Scott Keyes, fundador do Scott’s Cheap Flights, um site que ajuda os passageiros a encontrar tarifas mais baratas.
“Quando a Delta anunciou a tarifa econômica básica em 2012, eles a descreveram aos investidores como uma ‘tarifa compatível com a Spirit’, porque seu almoço estava sendo comido pelas transportadoras econômicas do mundo. Não sou fã de nenhuma das duas fusões, mas gosto ainda menos da opção JetBlue.”
Por esse motivo, é possível que o acordo da JetBlue com a Spirit enfrente forte escrutínio antitruste do Departamento de Justiça dos EUA, principalmente se o Departamento de Justiça considerar a aquisição prejudicial aos consumidores.
O acordo proposto pela JetBlue Spirit é menor do que muitas fusões de companhias aéreas das últimas décadas, que transformaram as 10 maiores companhias aéreas dos EUA em quatro mega-transportadoras que controlam 80% do tráfego aéreo dos EUA.
Mas o governo Biden adotou uma postura muito mais agressiva em questões de lei antitruste e prometeu promover maior concorrência no setor aéreo.
O Departamento de Justiça de Biden entrou com um processo para bloquear uma aliança entre a American e a JetBlue que permite que cada companhia aérea reserve passageiros nos voos da outra. Spirit apontou para essa ação legal ao argumentar que um acordo com a JetBlue não obteria a aprovação necessária.
Mais concorrência?
Mas essas dúvidas sobre um acordo com a JetBlue não foram encontradas nos comentários da Spirit nesta quinta-feira.
“Estamos entusiasmados por nos unirmos à JetBlue por meio de nosso acordo aprimorado, para criar um desafiante cenário de baixas tarifas para as operadoras dominantes dos EUA”, disse o CEO Ted Christie.
Em entrevista à CNBC na quinta-feira, Christie foi pressionado sobre as críticas que fez sobre a oferta da JetBlue no passado e suas dúvidas sobre os reguladores aprovarem o acordo.
“Aprendemos muito nos últimos meses”, disse ele.
“Eles têm uma estratégia agressiva para fechar esse negócio. Estaremos ao lado deles garantindo que isso aconteça, porque é bom para o nosso grupo. Parte da narrativa é que isso criará um grande concorrente nacional para os Quatro Grandes.”
Hayes, da JetBlue, disse que o melhor argumento para os reguladores é que esse acordo fornecerá outra grande operadora nacional e criará mais concorrência, não menos.
“Estamos focados em concluir este acordo”, disse ele à CNBC.
“Estamos focados em trazer mais aviões, oferecendo mais tarifas baixas e ótimos produtos para clientes em mais geografias do que a JetBlue ou a Spirit poderiam fazer sozinhas.”
Embora os passageiros possam gostar das tarifas baixas oferecidas na Spirit e na Frontier, eles normalmente não gostam do serviço.
A Spirit teve de longe o maior número de reclamações de passageiros em 2021, com 11,45 reclamações por 100.000 passageiros, de acordo com o Departamento de Transportes dos EUA.
A JetBlue teve o segundo maior número de reclamações nessa base com 6,38, enquanto a Frontier ficou em terceiro com 5,78.
A Frontier teve de longe a pior taxa de reclamações em 2020, quando registrou 49,31 reclamações por 100.000 clientes.
O acordo
O acordo anunciado nesta quinta-feira pagaria aos acionistas da Spirit US$ 33,50 por ação em dinheiro, incluindo um pré-pagamento de US$ 2,50 por ação em dinheiro a ser pago após a aprovação da transação pelos acionistas da Spirit — mesmo antes do fechamento do negócio.
A JetBlue pagará aos acionistas da Spirit um adicional de 10 centavos por mês por qualquer atraso no fechamento após dezembro deste ano, o que pode elevar o preço para US$ 34,15 por ação.
E se os reguladores bloquearem o acordo, a JetBlue pagará à Spirit US$ 70 milhões, e seus acionistas receberão mais US$ 400 milhões.
A Spirit terá que pagar à Frontier US$ 25 milhões para cobrir os custos incorridos pela Frontier durante as discussões sobre a fusão.
Se a JetBlue conseguir fechar seu acordo com a Spirit nos próximos 12 meses, a Spirit deverá à Frontier mais US$ 69 milhões.
Na noite de quarta-feira, quando seu acordo com a Spirit foi encerrado, a Frontier lamentou, mas prometeu que poderá crescer mesmo sem uma fusão.
“Com a JetBlue buscando converter a Spirit Airlines em uma companhia aérea de alto custo, a Frontier será inigualável como líder de ultrabaixo custo”, afirmou.
Se a JetBlue fechar o negócio este ano por US$ 33,50, será um prêmio de 38% sobre o preço de fechamento da Spirit na quarta-feira e cerca de US$ 1 bilhão a mais do que a oferta da Frontier valeu.
As ações da Spirit subiram 4% nas negociações de pré-mercado com as notícias, enquanto as ações da JetBlue subiram 1%. As ações da fronteira foram pouco alteradas.