“Sucesso parcial” para forças russas em Donetsk, dizem militares ucranianos
O Estado-Maior do exército ucraniano disse que as forças russas estavam tentando avançar em direção à cidade de Bakhmut pelo sul e leste
As forças russas fizeram mais progressos na região de Donetsk, na Ucrânia, onde bombardearam áreas ao sul da cidade de Bakhmut por várias semanas, segundo os militares ucranianos.
Em uma atualização operacional nesta quinta-feira (28), o Estado-Maior do Exército ucraniano disse que as forças russas estavam tentando avançar em direção a Bakhmut pelo sul e leste.
As forças russas tiveram “sucesso parcial” na direção de Vidrodzhennia-Vershyna e estavam entrincheiradas a sudeste do assentamento de Vershyna, disse a atualização.
Vershyna fica a cerca de 10 km a sudeste de Bakhmut. No início desta semana, os russos tomaram a aldeia vizinha de Novoluhankse e uma usina de energia adjacente.
Avanços russos bloqueados: No entanto, o Estado-Maior disse que os ataques de quatro direções diferentes em direção a Bakhmut foram repelidos.
Ele disse que os russos continuam a usar uma grande variedade de armas, incluindo fogo de tanques, ataques aéreos e artilharia, nas linhas de frente em Donetsk.
Os russos atingiram vários assentamentos ao norte de Sloviansk para derrubar as defesas ucranianas e avançar, embora dois desses avanços tentados na quarta-feira tenham sido repelidos, disse o Estado-Maior.
O órgão também disse que está usando drones para estabelecer as posições das tropas ucranianas, enquanto a artilharia russa continua disparando contra assentamentos ao redor da cidade de Kharkiv, no nordeste do país.
O Estado-Maior avaliou que a Rússia estava concentrando seus principais esforços em “estabelecer controle total sobre os territórios de Luhansk e Donetsk” e manter a região capturada do sul de Kherson e partes de Kharkiv, Zaporizhzhia e Mykolayiv.
A Rússia estava bloqueando as comunicações marítimas da Ucrânia no Mar Negro, acrescentou.