Turquia continua preparativos para navios deixarem portos ucranianos, diz ministro
Primeira remessa está prevista para partir dos portos do Mar Negro dentro de dias
O ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, nesta quarta-feira (27) inaugurou um centro em Istambul para supervisionar a exportação de grãos ucranianos após um acordo histórico da ONU na semana passada, com a primeira remessa prevista para partir dos portos do Mar Negro dentro de dias.
A Rússia e a Ucrânia assinaram o acordo, intermediado por Ancara e as Nações Unidas, na sexta-feira (22) para reabrir as exportações de grãos e fertilizantes que foram bloqueadas pela guerra para aliviar uma crise alimentar internacional.
O Centro de Coordenação Conjunta (JCC) em Istambul supervisionará as partidas de três portos ucranianos nos quais os navios devem contornar as minas e realizará inspeções de navios que chegam em busca de armas.
Todos os navios passam por águas turcas e todas as partes nomearão representantes no JCC para monitorar a implementação do plano. Um total de 20 funcionários da Ucrânia, Rússia, Turquia e da ONU trabalharão lado a lado no centro.
Falando na Universidade de Defesa Nacional, no distrito de Levent, no centro de Istambul, onde o JCC está localizado, Akar disse que mais de 25 milhões de toneladas de grãos estão esperando para serem exportados.
“Atualmente, a preparação e o planejamento continuam para os primeiros navios carregados de grãos que deixarão os portos ucranianos”, disse Akar a repórteres no centro de monitoramento.
O acordo foi quase imediatamente colocado em risco depois que a Rússia disparou mísseis de cruzeiro no porto de Odesa, o maior da Ucrânia, na manhã de sábado (23 de julho), apenas 12 horas após a cerimônia de assinatura em Istambul.
Tanto Moscou quanto Kyiv disseram que vão avançar com o acordo, o primeiro grande avanço diplomático no conflito, agora em seu sexto mês.