“Varíola dos macacos é preocupação global”, diz infectologista Alexandre Naime
Em entrevista à CNN, Naime criticou a postura de Marcelo Queiroga, que minimizou os riscos de a doença avançar no Brasil
Em entrevista à CNN, Alexandre Naime, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, afirmou que a varíola dos macacos é uma preocupação global, ao contrário do que disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Neste sábado, Queiroga afirmou à CNN que as maiores ameaças trazidas pela doença estão concentradas na Europa.
Naime afirmou que não se pode subestimar a varíola dos macacos.
“É uma preocupação global. Nos assusta a declaração do ministro da Saúde dizendo que é um problema localizado, ou que está em órbita na Europa, dando uma subestimação do que está acontecendo. O Brasil já tem mais de 700 casos notificados.”
O infectologista alertou para a dificuldade em fazer o diagnóstico da doença, devido à semelhança entre os sintomas e lesões comuns na pele.
“Isso é apenas a ponta do espectro. É uma doença de muito difícil diagnóstico. Muitas vezes se assemelha a uma espinha, a uma pequena lesão, a um herpes, isso dificulta a suspeição do paciente e também, caso ele venha a procurar atendimento médico, a suspeição da equipe de saúde.”
Após a declaração de Queiroga, o presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, Nésio Fernandes, afirmou à CNN que os impactos da doença não podem ser subestimados.