Homem tenta esfaquear candidato republicano ao governo de Nova York
Lee Zeldin estava discursando em evento de campanha e conseguiu segurar braço do agressor
O deputado norte-americano Lee Zeldin, candidato republicano para o governo de Nova York (EUA), está “seguro” após um ataque em um evento de campanha na noite de quinta-feira (21), informou seu porta-voz.
“O congressista Zeldin, Alison Esposito e todos os membros do Team Zeldin estão seguros após o ataque desta noite”, tuitou a porta-voz Katie Vincentz na quinta-feira.
Zeldin estava fazendo um discurso em Fairport, Nova York, quando um homem subiu no palco “e tentou esfaqueá-lo”, disse um comunicado da campanha. O legislador do Partido Republicano “agarrou o pulso do agressor para detê-lo até que vários outros ajudaram a derrubar o agressor no chão”, segundo o comunicado.
O congressista voltou ao palco para terminar seus comentários depois que o suposto agressor foi preso.
A CNN entrou em contato com o Gabinete do Xerife do Condado de Monroe sobre o incidente.
A governadora democrata de Nova York, Kathy Hochul, adversária de Zeldin na disputa em novembro, disse na noite de quinta-feira que estava “aliviada ao saber” que ele não foi ferido no incidente.
“Minha equipe me informou sobre o incidente no evento de campanha de Lee Zeldin hoje à noite. Aliviada em saber que o congressista Zeldin não foi ferido e que o suspeito está sob custódia. Condeno esse comportamento violento nos termos mais fortes possíveis – não tem lugar em Nova York”, escreveu Hochul.
Zeldin anunciou sua candidatura a governador no ano passado, afirmando que “a luz que era um farol do que a América pode ser ficou escura”. Ele conquistou a indicação republicana no mês passado.
O congressista foi um forte defensor do ex-presidente Donald Trump durante sua presidência, inclusive defendendo-o publicamente durante seu segundo julgamento de impeachment. Zeldin também ecoou as alegações infundadas de Trump de fraude nas eleições de 2020 e votou contra a certificação dos resultados do pleito.
Zeldin foi eleito pela primeira vez para o Congresso em 2014, depois de servir quatro anos no Senado representando Nova York.
Enquanto isso, nas primárias democratas, Hochul derrotou o advogado público da cidade de Nova York Jumaane Williams, a quem ela também venceu nas primárias de vice-governador de 2018.