Rússia diz não ter contato com os EUA sobre conversas de paz na Ucrânia
Negociações de paz entre Rússia e Ucrânia estão paralisada desde o início de abril, quando diálogos por cessar-fogo mediados pela Turquia em Istambul fracassaram
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse nesta quinta-feira (21) que não houve contato com os Estados Unidos sobre negociações de paz na Ucrânia.
“O governo americano proíbe seus representantes em Kiev de sequer pensar em conversar conosco, e evidentemente os força a lutar até o último ucraniano”, disse Zakharova a repórteres.
As negociações de paz entre Rússia e Ucrânia estão paralisadas desde o início de abril, quando diálogos por cessar-fogo mediados pela Turquia em Istambul fracassaram.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, minimizou a possibilidade de diálogo enquanto tropas russas ainda ocupam o território do país. Na quarta-feira, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse que conversas por paz com a Ucrânia “não faziam sentido”.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse em 7 de julho que seu país não “começou nada sério ainda” na Ucrânia, e desafiou o Ocidente a tentar derrotar os russos no campo de batalha.