Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lavrov diz que objetivos da Rússia na Ucrânia agora vão além de Donbass

    Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que metas russas incluem vários outros territórios

    Da Reuters

    O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta quarta-feira (20) que os objetivos geográficos da “operação militar especial” de Moscou na Ucrânia não estão mais limitados à região leste de Donbass, mas incluem vários outros territórios.

    A informação é da agência de notícias estatal russa RIA Novosti.

    Lavrov acrescentou que os objetivos da Rússia se expandirão ainda mais se o Ocidente entregar armas de longo alcance a Kiev.

    Quando a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, o líder russo, Vladimir Putin, negou qualquer intenção de ocupar territórios ucranianos, dizendo que seu objetivo era desmilitarizar e “desnazificar” o país — uma declaração descartada por Kiev e pelo Ocidente como pretexto para uma guerra russa de expansão.

    Depois de ser derrotado em uma tentativa inicial de tomar a capital Kiev, o Ministério da Defesa da Rússia disse em 25 de março que a primeira fase da operação especial estava completa e agora se concentraria em “alcançar o objetivo principal, a libertação de Donbass”.

    Quatro quatro meses depois, tomou Luhansk, uma das duas regiões que compõem o Donbass, mas ainda está longe de capturar toda a outra, Donetsk, ligada a separatistas pró-Rússia.

    No entanto, as forças russas já conquistaram território muito além de Donbass, especialmente nas regiões sul de Zaporizhzhia e Kherson, e continuam lançando ataques com mísseis em cidades da Ucrânia.

    Tópicos