Reunião no Planalto unifica chapa pró-Bolsonaro no Distrito Federal
Ibaneis Rocha (MDB), atual governador e candidato, garantiu palanque ao presidente
Após reunião no Palácio do Planalto, na tarde desta terça-feira (19), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), garantiu palanque ao presidente Jair Bolsonaro (PL) na capital.
Pré-candidato à reeleição, Ibaneis enfrentava um entrave: a possível candidatura do ex-governador José Roberto Arruda (PL), que recentemente tornou-se elegível em razão de decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Arruda também participou do encontro com Bolsonaro, que contou ainda com a participação de alguns ministros. Na saída confirmou a decisão de não disputar o governo do DF.
Segundo ele, se possível, deve concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados. “Até para não prejudicar uma aliança maior”, explicou o ex-governador, que ainda depende de confirmação do Supremo Tribunal Federal (STF) para fazer campanha com tranquilidade.
A divisão do grupo político estaria incomodando o presidente Bolsonaro, que temia perder apoio numa das unidades da federação em que tem melhor desempenho nas pesquisas eleitorais.
As conversas para chegar a um acordo já haviam sido iniciadas em reunião no diretório do Partido Liberal, conforme anteciparam o analista Gustavo Uribe e a repórter Tainá Farfan, da CNN.
Com o novo anúncio, ficou mantido o nome de Ibaneis Rocha na disputa à reeleição; e da deputada federal Celina Leão (PP) para vice.
Faz parte do acordo o apoio ao nome da deputada Flávia Arruda (PL) para concorrer ao Senado Federal.
A ex-ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, até então, disputaria a vaga com a também ex-ministra de Bolsonaro, Damares Alves (REP). Damares agora terá que discutir com o Republicanos o seu destino nestas eleições. A ex-ministra esteve no encontro, mas saiu sem falar com os jornalistas.
“Fomos ministras juntas, somos parceiras de trabalho. Não disputaríamos o mesmo cargo. Ela [Damares] é fundamental”, afirmou a deputada Flávia Arruda ao fim do encontro em uma tentativa de minimizar qualquer atrito com a colega.