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    Índia aumenta regulação sobre principais marcas chinesas de smartphones

    Nova Délhi intensificou o escrutínio regulatório de três das principais empresas chinesas, Xiaomi, Vivo e Oppo, responsáveis por 60% do mercado indiano de smartphones

    Diksha Madhokdo CNN Business , em Nova Delhi

    A Índia está reprimindo as empresas que fabricam os smartphones mais populares do país.

    Os indianos adoram smartphones chineses, mas, nos últimos dois meses, Nova Délhi intensificou o escrutínio regulatório de três das principais empresas chinesas – Xiaomi, Vivo e Oppo.

    Juntas, essas empresas controlam mais de 60% do mercado indiano de smartphones, segundo dados da empresa de pesquisa Counterpoint.

    A Xiaomi, marca mais vendida no país, foi a primeira empresa a enfrentar o calor dos reguladores.

    Em maio, a principal agência de investigação financeira do país acusou a subsidiária indiana da Xiaomi de fazer remessas ilegais, violando as leis cambiais.

    A Xiaomi India disse na época que “todas as operações estão em conformidade com as leis e regulamentos locais”. Ela não respondeu a mais pedidos de comentários esta semana pela CNN Business internacional.

    A Vivo, outra grande marca chinesa que, apesar do nome, não tem vínculo com a operadora brasileira, foi a próxima na lista da Diretoria de Execução da Índia.

    No início deste mês, a agência acusou a empresa de fraude fiscal e disse que realizou buscas em 48 locais da Vivo no país e apreendeu US$ 60 milhões de suas contas bancárias.

    Um porta-voz da Vivo disse à CNN Business que a empresa “está cooperando com as autoridades para fornecer todas as informações necessárias”. Também não respondeu a uma consulta de acompanhamento.

    E na semana passada, a Oppo se tornou a mais recente fabricante chinesa de smartphones a ser visada na Índia.

    A empresa vende as marcas Realme e OnePlus extremamente populares no país, e a Diretoria de Inteligência de Receita da Índia acusou a empresa de sonegar cerca de meio bilhão de dólares em impostos.

    A Oppo não respondeu a um pedido de comentário.

    Enquanto isso, Pequim criticou os ataques a empresas chinesas, dizendo que a Índia está prejudicando sua reputação entre os investidores estrangeiros.

    Em comunicado no início deste mês, a embaixada da China na Índia disse que as investigações estavam interrompendo “atividades comerciais normais” e esfriando “a confiança e a disposição de entidades de mercado de outros países, incluindo empresas chinesas de investir e operar na Índia”.

    As causas da repressão indiana

    As empresas de tecnologia chinesas passaram por momentos particularmente difíceis na Índia nos últimos dois anos, com Nova Délhi reprimindo desde que as tensões nas fronteiras aumentaram entre os países mais populosos do mundo.

    Em 2020, a Índia baniu mais de 200 aplicativos – muitos dos quais eram chineses, incluindo a popular plataforma de vídeo TikTok.

    Os fornecedores chineses também estão sob o controle dos reguladores indianos porque “eles cresceram muito rapidamente”, observou Tarun Pathak, diretor de pesquisa da Counterpoint.

    “Mais clareza está sendo buscada pela Índia sobre como as empresas chinesas fazem seus negócios aqui”, disse ele.

    “Seus balanços agora estão sendo examinados.”

    Ele acrescentou que o governo indiano está endurecendo as regulamentações para fabricantes de telefones estrangeiros porque eles perceberam que “essas empresas precisam da Índia mais do que a Índia precisa delas”.

    Embora as repressões regulatórias estejam dificultando os negócios na Índia, especialistas dizem que é improvável Nova Délhi proibiria totalmente os smartphones chineses.

    “As empresas chinesas estão aqui para ficar”, disse Pathak, acrescentando que “não há outros compradores”.

    A gigante sul-coreana Samsung é a segunda marca de smartphones mais vendida no país e a única empresa não chinesa entre as cinco mais vendidas na Índia, segundo dados da Counterpoint.

    Mas “não pode aumentar sua participação no mercado de 20% para 60% da noite para o dia”, disse Pathak.

    A Apple tem grandes planos para a Índia há anos, mas conquistou apenas uma pequena fatia do mercado, pois seus produtos são proibitivamente caros para a maioria dos indianos.

    Kiranjeet Kaur, diretor de pesquisa associado da International Data Corporation (IDC), também espera que essas empresas se recuperem quando a temporada do festival Diwali – impulsionada pelas compras – começar na Índia em outubro.

    Ela acrescentou que essas sondas dificilmente importariam para os consumidores indianos.

    Após os confrontos na fronteira, os pedidos de boicote a empresas chinesas, incluindo fabricantes de telefones, tomaram conta da Índia, lembra Kaur.

    Telefones chineses chegaram para ficar

    Apesar desses protestos, “não houve uma queda no número de remessas” dessas empresas, e elas continuaram a dominar o mercado, acrescentou.

    O amor da Índia por smartphones chineses transcende qualquer tensão política, principalmente porque eles são vistos como de grande valor em um mercado altamente sensível a preços.

    Embora os fabricantes indianos tenham criado smartphones acessíveis nos últimos anos – incluindo um desenvolvido por Mukesh Ambani, o bilionário chefe do extenso conglomerado indiano Reliance, em parceria com o Google – eles não conseguiram causar grande impacto entre os consumidores.

    “Se você comparar os recursos, os smartphones chineses oferecem muito mais e custam um pouco mais”, disse Kaur.

    E, apesar dos novos desafios legais, a China não pode se dar ao luxo de abandonar o mercado indiano. O país do sul da Ásia com mais de 1,3 bilhão de pessoas é o segundo maior mercado de smartphones do mundo depois da China, disse Pathak, da Counterpoint.

    “A Índia é super importante para todos os grandes players, sejam americanos ou chineses”, disse ele.

    É também o maior “mercado emergente” do mundo, já que “quase metade do país ainda não está conectada a smartphones”, acrescentou.

    A desaceleração relacionada à Covid-19 na China, que prejudicou a atividade do consumidor, torna a Índia ainda mais atraente para empresas do outro lado da fronteira.

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