37 mil franceses são evacuados devido a incêndios florestais
Mais de 19 mil hectares foram queimados na região de Gironde, no oeste da França
Um terceiro incêndio florestal ocorreu na região de Gironde, no oeste da França, levando à evacuação de mais 500 pessoas, segundo a prefeitura de Nouvelle-Aquitaine e Gironde.
Depois de uma “noite muito difícil” a prefeitura twittou na manhã desta terça-feira (19) que um total de 19,3 mil hectares já haviam sido queimados pelos outros dois incêndios no Gironde.
Um total de 37 mil pessoas foram evacuadas devido aos três incêndios, disse a prefeitura, acrescentando que mais de 2 mil bombeiros estão mobilizados para combater as chamas.
O último incêndio na comuna de Vensac de Gironde queimou 70 hectares na manhã de terça-feira, segundo a prefeitura.
Nenhum dos incêndios foi resolvido, de acordo com o comandante Matthieu Jomain, porta-voz do Serviço de Bombeiros e Resgate de Gironde.
A afiliada da CNN, BFMTV, informou na manhã de terça-feira que a cidade de Bordeaux, situada na região de Gironde, acordou com “fumaça espessa e um forte cheiro de queimado”.
Jomain pediu ao público que se abstenha de chamar os bombeiros por causa da fumaça, pois “não há risco para a população” de Bordeaux. Ele disse que houve milhares de ligações relacionadas à fumaça durante a noite.
Vincent Ferrier, subprefeito de Langon, na região de Gironde, dirigindo-se a jornalistas na manhã de terça, falou de bombeiros salvando prédios do incêndio na comuna de Guillos quando as chamas estavam “na porta dos prédios”. Ao todo, apenas um prédio foi destruído pelo fogo, acrescentou.
De acordo com a agência meteorológica francesa Meteo-France, nenhuma região da França está sob alerta vermelho na terça-feira, embora 73 regiões estejam sob alerta laranja.
A Meteo-France alertou para o risco de incêndios florestais no sul da França devido a fortes ventos “mistral” e áreas que sofrem secas severas, principalmente no vale do Ródano.
Incêndios florestais atingem vinícola no sudoeste da França
Incêndios florestais atingiram a região vinícola de Gironde, no sudoeste da França, nesta terça-feira (19), onde um homem foi detido sob custódia suspeito de incêndio criminoso, disseram autoridades.
Os incêndios, alimentados pelo calor escaldante e ventos fortes, se espalharam por 19,9 mil hectares na zona rural ao redor de Bordeaux desde 12 de julho, com um total de 34 mil pessoas forçadas a deixar suas casas.
Cerca de 2 mil bombeiros, apoiados por oito aviões bombardeiros, lutavam contra as chamas.
“Apesar dos ataques terrestres e aéreos, a situação ainda não se estabilizou”, disse a prefeitura em comunicado, acrescentando que não houve relatos de mortos ou feridos.
A temperatura em Bordeaux foi de 25ºC ao meio-dia, com previsão de chuva à noite.
O Ministério Público de Bordeaux disse em comunicado que um homem estava sob custódia policial em conexão com uma investigação sobre o incêndio de Landiras, onde 12,8 mil hectares foram queimados.
A região abriga vinhedos e castelos famosos, mas até agora não houve relatos de danos específicos às vinhas.
Um segundo incêndio, que já queimou 6,5 mil hectares, está ocorrendo ao longo da costa atlântica perto da Duna du Pilat – a duna de areia mais alta da Europa – na área da Baía de Arcachon, acima da qual pesadas nuvens de fumaça subiram ao céu.
À medida que os incêndios florestais assolavam o sul da França, Espanha e outros lugares, a Grã-Bretanha estava prevista para ver as temperaturas atingirem 40ºC pela primeira vez na terça-feira, após registrar sua noite mais quente já registrada.
Temperaturas recordes queimam a Europa, enquanto os incêndios florestais atingem o sul.
*Com informações da Reuters