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    Em meio à crise no custo de vida, Starbucks considera deixar Reino Unido

    Inflação no país atingiu 9,1% em maio, a taxa mais alta entre as principais economias do G7

    Danielle Wiener-Bronnerdo CNN Business

    À medida que os preços sobem e a economia do Reino Unido luta mais do que a maioria de seus pares, a Starbucks está procurando uma saída.

    A empresa está envolvida com assessores para determinar se pode – ou deve – vender seus negócios no Reino Unido, de acordo com o jornal britânico The Times.

    Solicitada a comentar, a Starbucks compartilhou com o CNN Business um e-mail enviado à sua equipe do Reino Unido no fim de semana negando que a empresa esteja envolvida em um “processo formal de venda” e afirmando seu desejo de permanecer na região.

    O relatório chega em um momento em que a economia do Reino Unido está em uma situação difícil, dificultando o funcionamento das empresas e a sobrevivência dos moradores.

    A inflação no país atingiu 9,1% em maio – maior alta de 40 anos e a taxa mais alta entre as principais economias do G7. E não há alívio à vista: a inflação deve subir acima de 11% no final deste ano.

    Os preços dos alimentos, em particular, estão subindo, criando uma crise de custo de vida para muitos no Reino Unido. Os rendimentos disponíveis estão a caminho da segunda maior queda desde que os registros começaram em 1964, segundo o Banco da Inglaterra.

    As perspectivas são sombrias para toda a economia do Reino Unido, de acordo com um relatório sobre estabilidade financeira publicado no início deste mês pelo Banco da Inglaterra, que disse que as perspectivas para a economia do país “se deterioraram materialmente”.

    A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, com sede em Paris, previu em junho que a economia do Reino Unido estava indo para a estagnação, com previsão de crescimento zero do PIB para 2023.

    Esse é um ambiente pessimista para as empresas, especialmente aquelas que ainda estão se recuperando dos difíceis anos de pandemia.

    Para a Starbucks, as vendas de café foram atingidas quando os clientes começaram a trabalhar em casa. À medida que os funcionários começam a voltar para os escritórios, a tendência mudou.

    As vendas da Starbucks no Reino Unido melhoraram significativamente no trimestre encerrado em 3 de abril, disse Michael Conway, presidente do grupo de desenvolvimento internacional e de canais, durante uma ligação com analistas em maio.

    “O tráfego continua a chegar às áreas metropolitanas do centro de Londres e estamos aumentando os drive-throughs nesse mercado a uma taxa significativa”, disse ele.

    A Starbucks tinha cerca de 300 lojas operadas pela empresa e cerca de outros 800 locais licenciados no Reino Unido em outubro de 2021. A rede de cafés iniciou operações no país em 1998.

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