Bolsonaro com embaixadores, decisões de Moraes contra fake news e mais de 18 de julho
Eleições brasileiras estiveram em pauta em encontro do presidente Jair Bolsonaro (PL) com embaixadores nesta segunda-feira (18)
As eleições brasileiras estiveram em pauta em encontro do presidente Jair Bolsonaro (PL) com embaixadores, nesta segunda-feira (18). Enquanto o presidente declarou na reunião que deseja “aprimorar os padrões de transparência” das eleições, o ministro Alexandre de Moraes indicou que agirá com rigor e rapidez em casos de fake news.
O magistrado também indicou que a decisão que proibiu associar o ex-presidente Lula à facção criminosa PCC e à morte do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel é uma mostra de sua atuação a partir de agora. Confira essas e outras notícias do dia:
Bolsonaro diz que deseja “aprimorar os padrões de transparência das eleições”
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou a embaixadores nesta segunda-feira (18) que deseja “aprimorar os padrões de transparência” das eleições, segundo nota enviada pela Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência).
A reunião foi transmitida pela Emissora Brasil de Comunicação. Durante a apresentação, Jair Bolsonaro, mais uma vez, teceu críticas aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em especial a Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, e classificou como “lamentáveis” recentes falas dos ministros.
Moraes diz que será “rigoroso e rápido” em casos de fake news
O ministro Alexandre de Moraes, que toma posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em agosto, afirmou a interlocutores que será “rigoroso e rápido” nos casos de fake news.
Segundo relatos feitos à CNN, o magistrado indicou que a decisão que proibiu associar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à facção criminosa PCC e à morte do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel é uma mostra de sua atuação a partir de agora.
Zelensky fala com Bolsonaro sobre exportações e pede adesão às sanções contra Rússia
O presidente Jair Bolsonaro (PL) conversou por telefone com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, nesta segunda-feira (18).
“Eu o informei sobre a situação no front. Discutimos a importância de retomar as exportações de grãos ucranianos para evitar uma crise alimentar global provocada pela Rússia“, publicou Zelensky no Twitter após a ligação. O líder ucraniano também reforçou seu pedido recorrente de que os países apliquem sanções contra os russos.
Londres suspende voos após calor danificar pista de aeroporto
O aeroporto de Luton, em Londres, suspendeu os voos nesta segunda-feira (18) após o Reino Unido registrar aumento das temperaturas. A operação foi normalizada duas horas depois da interdição.
Na sexta-feira (15), o Met Office da Grã-Bretanha emitiu seu primeiro alerta “vermelho” para calor extremo nesta segunda e na terça-feira (19), com temperaturas de até 40º Celsius (104 graus Fahrenheit) previstas em algumas partes do país.
Média móvel de mortes por Covid aumenta 87,3% em um mês
A média móvel de mortes por Covid-19, que considera os últimos sete dias, cresceu 87,3% em um mês, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (18) pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Hoje o indicador, que está há 20 dias consevutivos acima de 200, ficou em 251. Em 18 de junho, o índice estava em 134.
A média que considera os casos também subiu. Nesta segunda o número está 57.044. Há um mês, o painel marcava 35.481 — um aumento de 60,7%.