Rio recebe maior festival de cultura pop asiática da América Latina neste fim de semana
Evento com atores, cosplayers e dubladores espera cerca de 30 mil pessoas
Depois de um hiato de dois anos em função da pandemia, o maior evento dedicado à cultura pop oriental na América Latina volta ao Brasil. O Anime Friends pretende oferecer uma imersão no universo dos animes, mangás e games. A feira será realizada no sábado (16) e domingo (17), no Rio de Janeiro.
O evento já passou por São Paulo nos dias 8, 9 e 10 de julho. No Rio, a expectativa dos organizadores é de que cerca de 30 mil pessoas participem das atrações. Os ingressos para o primeiro dia de feira, no sábado, já estão esgotados.
O Brasil é um grande consumidor de cultura asiática. O volume de mangás publicados no Brasil, no ano de 2021, foi o maior já registrado desde 2001, de acordo com a Biblioteca Brasileira de Mangás.
Já a plataforma de streaming asiático Rakuten Viki, disponível em mais de 190 países, tem o segundo maior mercado consumidor aqui no país. São mais de 4,5 milhões de usuários registrados. Os K-Dramas (dramas coreanos) e C-Dramas (dramas chineses) são os mais assistidos pelos brasileiros.
Os visitantes do Anime Friends poderão participar de concursos de cosplay, palestras com artistas internacionais do meio e dubladores brasileiros. Um dos nomes confirmados é o ator japonês Takumi Tsutsui, que foi o protagonista Toha Yamaji, da série “Jiraya”.
A cantora Matsuko Mawatari, que interpreta a abertura do desenho Yu Yu Hakusho, fará seu último show da carreira no evento e é uma das atrações mais aguardadas pelos visitantes.
Entre os nomes brasileiros, três destaques compõem a programação do palco principal e do auditório da feira. Chamado de ‘pai’ dos animes no Brasil’, Eduardo Miranda ficou conhecido por ter introduzido o gênero na Rede Manchete e marcará presença na feira.
O dublador Guilherme Briggs, que dá voz ao personagem Freakazoid, de Buzz Lightyear, em “Toy Story”, e Cosmo, em “Os Padrinhos Mágicos”, também está entre os nomes aguardados. Wendel Bezerra, dublador do Goku, de “Dragon Ball Z”, e do ator Jackie Chan, também integra a programação.