Argentina eleva imposto que incide sobre operações em moeda estrangeira
Mudança atinge o consumo em viagens e também gastos no exterior, bem como pagamentos em cartão de crédito para empresas sediadas fora do país
A Administración Federal de Ingresos Públicos (Afip), organismo de arrecadação de impostos da Argentina, publicou nesta quinta-feira (14) comunicado com “medidas destinadas a fortalecer a frente fiscal”.
A autarquia subordinada ao Ministério da Economia informa que, a partir desta quinta-feira, será elevado um imposto que incide sobre operações em moeda estrangeira de 35% a 45%, no chamado “dólar turismo” ou “dólar tarjeta”.
A mudança atinge o consumo em viagens e também gastos no exterior, bem como pagamentos em cartão de crédito para empresas sediadas fora do país, como Netflix ou Spotify, por exemplo.
A nota oficial diz que a decisão é parte das várias medidas adotadas para “garantir o equilíbrio fiscal e promover a solvência do Estado como promotor da atividade econômica”.
O aumento dos custos se refletirá, por exemplo, em pagamentos ou retiradas de dinheiro no exterior, bem como para compras em sites e nos contratos com serviços de streaming.