Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia diz que Ucrânia deve reconhecer “realidade territorial” para paz

    Moscou quer que Kiev aceite o controle russo sobre a Crimeia, além de acatar o status de "não alinhamento"

    Um alto funcionário russo disse na quinta-feira (13) que Moscou responderá positivamente se Kiev estiver pronta para retomar as negociações de paz, mas que a Ucrânia deve aceitar as “realidades territoriais” da situação. As informações são da agência de notícias Interfax.

    O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Andrey Rudenko, disse que Kiev deve fornecer uma resposta clara às propostas de Moscou de que a Ucrânia aceite o status de “não alinhamento” e “não nuclear” para chegar a um acordo de paz.

    O presidente Volodymyr Zelenskiy também teria que reconhecer o controle da Rússia sobre a Crimeia e o status das “repúblicas populares” separatistas em Donetsk e Luhansk, informou a Interfax.

    As negociações sobre um possível acordo de paz estão paralisadas desde que tentativas de rodadas de negociações entre os dois lados foram interrompidas apenas algumas semanas depois do início do conflito.

    Ucrânia não vai desistir de território pela paz com a Rússia

    O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse a Wolf Blitzer, da CNN, na quinta-feira passada (7), que a Ucrânia não está disposta a ceder nenhuma de suas terras à Rússia, mantendo-se firme que uma concessão de território ucraniano não fará parte de nenhuma negociação diplomática para acabar com a guerra.

    “Os ucranianos não estão prontos para doar suas terras, para aceitar que esses territórios pertencem à Rússia. Esta é a nossa terra”, disse Zelensky em uma entrevista exclusiva transmitida na quinta-feira no “The Situation Room” da CNN.

    “Sempre falamos sobre isso e pretendemos provar isso”, acrescentou.

    A guerra da Rússia com a Ucrânia já dura mais de quatro meses, sem nenhum sinal de que um dos lados recue em breve.

    Os primeiros sucessos da Ucrânia forçaram a Rússia a reduzir seus objetivos iniciais de derrubar Kiev, e as forças de Moscou agora se concentraram em tomar território no Leste da Ucrânia. As forças russas já ocuparam a maior parte da região de Luhansk, fora de alguns bolsões de resistência, e estão pressionando as cidades de Donetsk.

    CNN informou no início do mês que oficiais da Casa Branca estão perdendo a confiança de que a Ucrânia será capaz de recuperar todas as terras que perdeu para a Rússia desde o início da guerra, mesmo com a ajuda de armamentos mais pesados ​​e sofisticados que os Estados Unidos e seus aliados planejam para fornecer a Kiev.

    Zelensky reconheceu que a Rússia controla “quase toda a região de Luhansk”, dizendo que suas forças estão agora “lutando nos arredores desta região”. Ele disse que Kiev recuou para evitar perdas em massa de tropas.

    “Eu nem entendo o que exatamente eles estão controlando lá. Eles arruinaram cidades, escolas. Eles são os ocupantes dos escombros?”, disse Zelensky.

    Questionado se a guerra poderia terminar antes do final do ano, Zelensky disse: “Nosso país permanecerá unido e unificado. Se o poderoso armamento de nossos parceiros chegar a tempo, e se boa sorte e Deus do nosso lado, podemos conseguir muitas coisas antes do final do ano e podemos parar esta guerra. Podemos parar a parte militar, pelo menos, desta guerra”.

    Tópicos