Bolsonaro retoma intenção de viajar a Juiz de Fora
Viagem a município onde presidente sofreu facada em 2018 tem sido criticada por integrantes da campanha à reeleição, que a avaliam como "fora do tom" neste momento
Após ter sinalizado um recuo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a programar viagem para a próxima sexta-feira (15) para a cidade mineira de Juiz de Fora, onde ele sofreu uma facada em 2018.
A campanha à reeleição havia convencido o presidente, na segunda-feira (11), que fazer a viagem neste momento, após a morte de um petista em Foz do Iguaçu, seria inapropriado, exaltando os ânimos em um momento de acirramento político.
O presidente, no entanto, mudou de ideia nesta terça-feira (12) após conversa com o senador Carlo Viana (PL-MG), pré-candidato ao governo estadual. Após o encontro, o Palácio do Planalto voltou a programar a viagem.
A avaliação de integrantes da campanha à reeleição é de que voltar a explorar o atentado não ajuda eleitoralmente o presidente, já que o apelo se dá apenas entre o público bolsonarista, e radicaliza o discurso do candidato, que tem enfrentado dificuldades em crescer sobre o voto moderado, sobretudo o eleitorado feminino.
Nos últimos meses, integrantes da campanha à reeleição têm dado mostras de desânimo com a postura do presidente, que não tem colocado na prática orientações do núcleo político.
Bolsonaro, por exemplo, resistiu a demitir o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, que pediu demissão após denúncias de assédios sexuais e não defendeu a pacificação do ambiente político após a morte em Foz do Iguaçu, como queriam aliados do presidente.
A equipe da campanha também tem defendido que Bolsonaro foque seu discurso em propostas de combate à fome e à inflação, que aparecem nas pesquisas eleitorais como as principais preocupações do eleitorado brasileiro, mas o presidente tem insistido na pauta de costumes e no discurso contra a corrupção.
Nesta terça-feira (12), o presidente afirmou que “esses petistas vão responder por homicídio” caso o homem que assassinou um petista em Foz do Iguaçu no domingo (10) morra de traumatismo craniano.
Procurada pela CNN, a assessoria de imprensa da campanha à reeleição do presidente ainda não se posicionou.
Eleições 2022
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.