Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Foguete explode na fábrica da SpaceX durante teste

    Elon Musk, CEO da empresa, comentou a explosão em sua conta no Twitter

    Da Reuters

    Um foguete de reforço desenvolvido pela SpaceX de Elon Musk para sua espaçonave Starship de próxima geração explodiu em chamas durante um teste de solo na segunda-feira no Texas, causando um provável revés ao objetivo de Musk de lançar a Starship em órbita este ano.

    “Sim, na verdade não é bom. A equipe está avaliando os danos”, disse Musk no Twitter após a explosão no início da noite do protótipo Super Heavy Booster 7, como visto em uma transmissão ao vivo gravada pelo site NASA Spaceflight.

    Não houve indicação imediata de feridos.

    A explosão, que envolveu a base do foguete em uma bola de chamas e fumaça pesada e pareceu sacudir a câmera de vídeo, foi específica para o teste de partida do motor, disse Musk na terça-feira.

    “No futuro, não faremos um teste de partida com todos os 33 motores de uma vez”, disse ele no Twitter.

    O propulsor permaneceu de pé, aparafusado a um pórtico de teste depois.

    A falha ocorreu no meio de uma campanha de testes de fogo estático de um dia em Boca Chica, Texas, do booster, equipado com uma série de 33 motores Raptor para uso em um próximo voo de teste orbital não tripulado que a SpaceX esperava lançar ainda este ano.

    O Starship completo da SpaceX, que terá 120 metros de altura quando acoplado ao seu superpesado propulsor de primeiro estágio, é o veículo de lançamento da próxima geração da empresa no centro das ambições de Musk de tornar as viagens espaciais humanas mais acessíveis e rotineiras.

    A SpaceX não respondeu imediatamente a um pedido da Reuters para comentar a explosão de segunda-feira.

    A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) também não respondeu imediatamente quando perguntada se investigaria a explosão.

    No final de 2020 e início de 2021, a SpaceX perdeu quatro protótipos da própria nave estelar em uma série de lançamentos de teste de alta altitude quando as tentativas de pouso de retorno terminaram em explosões. O protótipo Starship finalmente fez um pouso seguro em maio de 2021.

    Tópicos